No momento, você está visualizando Governo zera tarifas de insumos e reforça defesa comercial para o agro
Governo zerou (12), por meio do Gecex, tarifas de insumos e reforçou defesa comercial para o agro. Foto: Freepik

Governo zera tarifas de insumos e reforça defesa comercial para o agro

Governo zera tarifas de 1.059 ex-tarifários, reduz impostos de 20 insumos e cria cota de 400 mil toneladas para fortalecer o agro

O governo aprovou, por meio do Gecex, a redução das tarifas de insumos para fortalecer o agro (12), em uma medida que também reforça a defesa comercial do setor. Contudo, o Comitê-Executivo de Gestão, ligado à Câmara de Comércio Exterior (Camex), validou essa ampla redução de tarifas de importação junto a novas estratégias de proteção ao mercado nacional.

Mais de mil ex-tarifários com alíquota zero

O colegiado autorizou 1.059 ex-tarifários com alíquota zero. Por outro lado, a nova medida também zera as tarifas de 20 insumos utilizados pelos setores industrial e agropecuário e de dois produtos finais, incluindo itens das áreas de saúde, energia, eletrodomésticos, automotivo e alimentação animal.

Medidas antidumping reforçam defesa comercial

Na área de defesa comercial, o Gecex aprovou três novas medidas antidumping para conter práticas consideradas desleais.

Quota para importação de malte não torrado

Entre os pleitos específicos aprovados está a criação de quota para importação de malte não torrado, com redução tarifária de 9% para 0% pelo prazo de 12 meses e volume de até 400 mil toneladas.

Redução de tarifa para produto veterinário

Também foi autorizada a redução de 7,2% para 0% na alíquota de produto veterinário à base de tartarato de tilvalosina, utilizado na ração animal e apresentado em forma granular.

Novo ex-tarifário para suplementação bovina

Outro pleito aprovado prevê a redução tarifária para preparações à base de cloreto de amônio. Sobretudo, com concentração entre 15% e 25%, destinadas à suplementação de bovinos leiteiros não lactantes. O item recebeu enquadramento como novo ex-tarifário.

Sobre o agro

Por fim, confira um acontecimento positivo que marcou o agro brasileiro nos últimos anos.

Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil vem batendo sucessivos recordes de safra, com destaque para soja e milho. Em 2022/2023, por exemplo, o país ultrapassou a marca de 320 milhões de toneladas de grãos, consolidando-se como um dos maiores produtores do mundo.