No momento, você está visualizando ‘Por elas, proteção de todos os lados’ marca integração das ações do Programa Protege no Estado
Governo de MS promove evento Por Elas para proteção feminina. Ação ocorrerá (27) e contará com a presença do governador Eduardo Riedel Foto: Secom/Gov.br

‘Por elas, proteção de todos os lados’ marca integração das ações do Programa Protege no Estado

Governo de MS promove evento “Por Elas: proteção de todos os lados

Nesta quarta-feira (27), o Governo de MS promove o evento “Por Elas: proteção de todos os lados”, momento em que o Protege, Programa Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Mulheres, ganha novas dimensões e une Estado e municípios no enfrentamento à violência contra mulheres.

A cerimônia contará com a presença do governador Eduardo Riedel, da secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, além de prefeitos, parlamentares, representantes do Judiciário, da Defensoria Pública, de instituições parceiras e da sociedade civil, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

Plano de Metas Municipal

Um dos pontos centrais do evento será a assinatura do Plano de Metas Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas, documento que será adotado pelas prefeituras de Mato Grosso do Sul em consonância com a Lei Federal nº 14.899/2024. O plano estabelece diretrizes para que os municípios fortaleçam sua rede de proteção, com metas a serem incorporadas gradualmente em seus orçamentos anuais.

Municipalização do CEAMCA

Outro avanço é a municipalização do CEAMCA. Isto é, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência. O serviço, por conseguinte, será ofertado em 12 cidades. Todas elas apresentam altos índices de violência de gênero.

Entre elas, por exemplo, estão Alcinópolis, Bataguassu e Brasilândia. Juntamente com Cassilândia, Costa Rica e Japorã. A lista inclui, ademais, Mundo Novo, Pedro Gomes e Porto Murtinho. Bem como, Selvíria, Sonora e Rio Brilhante.

O Ceamca é referência no atendimento especializado, garantindo acolhimento psicossocial, orientação jurídica e articulação com a rede de proteção. Dentro do Protege, a descentralização representa a ampliação do acesso a serviços e a consolidação de uma política pública territorializada, próxima da realidade de cada município.

Parcerias estratégicas

Durante a solenidade, os participantes também assinarão termos de cooperação e protocolos de atuação conjunta, além de ações voltadas à formação de lideranças comunitárias e ao fortalecimento da rede de enfrentamento à violência.

A organização do evento entregará ainda certificados a líderes comunitários formados em cursos de prevenção à violência, bem como concederá o Selo Empresa Amiga da Mulher a três empresas que se destacaram em práticas de valorização e proteção da mulher em seus ambientes de trabalho.

Integração pela cidadania

A princípio, o evento prevê a participação de diversas autoridades estaduais e municipais. Juntamente com eles, parlamentares e representantes do Judiciário. A sociedade civil também estará presente. Afinal, trata-se de uma grande mobilização. O objetivo, por conseguinte, é a proteção de todas as mulheres.

“A violência de gênero é um desafio estrutural, que exige consistência, resiliência e união de esforços. O Governo de Mato Grosso do Sul se coloca como agregador e impulsionador desta rede de proteção. O Protege é a resposta integrada que queremos consolidar em todos os territórios”, destacou a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza.

“Por elas, proteção de todos os lados”

Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo – Av. Waldir dos Santos Pereira, s/n – Parque dos Poderes
Data: 27 de agosto
Horário: A partir das 17h

Fonte: Secom/Gov.br