Segundo ONU, cerca de 40 países tem regulamentação para eliminar gordura trans dos alimentos
Cerca de 40 países já definiram políticas para tentar eliminar a gordura trans dos alimentos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Enquanto 1,4 bilhão de pessoas no mundo estão protegidas deste componente alimentar perigoso, não existem leis do tipo em países de baixa renda.
A agência da ONU lembra que esse tipo de gordura pode ser encontrado em bolos, bolachas, alimentos processados e óleos de cozinha. E, ainda, está bastante associada a um aumento do risco de ataques cardíacos e doenças do coração.
Eliminar a gordura
Eliminar a gordura trans dos alimentos pode, portanto, não apenas salvar vidas, mas também diminuir o número de pacientes que buscam sistemas de saúde para tratar essas condições. A agência da ONU comemora neste ano medidas contra a gordura trans foram, dessa maneira, adotadas pelo Brasil, Peru, Reino Unido e União Europeia.
Essas medidas governamentais são, no entanto, passos importantes para o alcance da meta estipulada pela OMS de se eliminar a essa gordura industrializada até 2023. O diretor-geral da agência da ONU Tedros Adhanom fez, portanto, um apelo para que todas as nações hajam agora para proteger suas populações deste composto perigoso e desnecessário.
Veja 10 alimentos que contém a gordura trans em sua composição
Para ficarmos longe da gordura trans, o ideal é evitar ingerir esses tipos de alimentos. Substitua sua margarina comum por manteiga, utilize óleos vegetais como o de milho e girassol.
1 – Sorvete: Esse é o campeão de concentração de gordura trans. É muito gostoso e extremamente saboroso, mas é altamente composto da gordura.
2 – Biscoitos: Não só os recheados, mas praticamente todos do mercado possuem um percentual significativo desta gordura, inclusive os integrais.
3 – Batata frita: Não só as feitas dos fast foods, mas principalmente as de pacote, tipo “Chips”.
4 – Pães industrializados: Principalmente os de massa mais adocicada, aonde a gordura trans acrescida para aumentar o prazo de validade e proporcionar um sabor mais agradável.
5 – Bolos e tortas prontas ou semi-prontas: A gordura hidrogenada deixa a massa mais fofa e saborosa.
6 – Chocolate: Principalmente a linha Diet, onde são acrescidas mais gorduras em sua composição;
7 – Margarina: Quanto mais densa, mais gordura trans tem em sua composição. Opte pela manteiga, é mais saudável.
8 – Temperos prontos: Como os em tabletes ou ainda, os em pó em sachês;
9 – Pipoca de micro-ondas: Possui essa gordura para deixar a pipoca mais atrativa no paladar e durar mais tempo de prateleira.
10 – Achocolatados líquidos: Aqueles que vem na caixinha já prontos para beber.
Fonte Agencia Brasil e conquiste sua visa