O Google alertou grande parte dos seus 2,5 bi de usuários do Gmail para atualizarem suas senhas e reforçarem a segurança de suas contas após ataque hacker bem-sucedido
O Google pediu para que seus 2,5 bilhões de usuários do Gmail alterem suas senhas, todavia, o alerta foi emitido após um ataque hacker global realizar “intrusões bem-sucedidas”. A empresa aconselha, portanto, um alerta máximo por parte dos internautas para atividades suspeitas e sugere que, para além da mudança de senhas, adicionem medidas extras de segurança, como autenticação de dois fatores.
O caso está relacionado a um vazamento de dados ocorrido em um banco de dados corporativo da Salesforce utilizado pelo Google. Em junho de 2025, a empresa alertou que pessoas mal-intencionadas estavam atacando usuários por meio de ataques de engenharia social, se passando por funcionários de suporte de TI, o que era “particularmente eficaz em enganar funcionários”, disse o Google. Veja a seguir como os casos estão acontecendo no atual momento e o que fazer para se proteger.
Como ocorreu a invasão e quais dados foram vazados
Recomendações de segurança
Para proteger suas contas, o Google recomenda:
- Criar senhas fortes e únicas para cada serviço.
- Atualizar senhas regularmente, mesmo que não haja suspeita de invasão.
- Ativar a autenticação em dois fatores, seja por SMS ou aplicativos de autenticação.
- Ficar atento a e-mails suspeitos, links desconhecidos ou solicitações de códigos de verificação
Essas medidas protegem não apenas as contas de e-mail, mas também impedem que golpistas usem informações pessoais em fraudes maiores. Como fraudes financeiras ou clonagem de identidade.
Com informações de Blog do Google (1 e 2).
Fonte: techtudo