Você está visualizando atualmente CUIDADO: Golpistas usam brecha no WhatsApp para mandar spam
Golpistas encontraram mais uma forma de passar golpes para as pessoas no WhatsApp, agora, através de uma brecha. Foto: Reprodução

CUIDADO: Golpistas usam brecha no WhatsApp para mandar spam

Entenda mais esse caso de golpe

Golpistas e spammers encontraram uma forma de explorar uma brecha no WhatsApp para adicionar pessoas em grupos e enviar “ofertas”. Conforme noticiado pelo Tecnoblog Esse novo esquema dificulta a denúncia e o bloqueio do número, pois os golpistas excluem os usuários após enviarem a mensagem.

Em geral, o WhatsApp possui um ajuste em suas configurações que permite que apenas contatos adicionem o usuário em grupos. Essa medida visa evitar que alguém adicione uma pessoa a um grupo por engano. No entanto, os golpistas conseguiram burlar essa proteção fornecida pelo aplicativo de mensagens.

Veja uma imagem que ilustra o golpe que os golpistas estão passando no WhatsApp

Imagem que ilustra um golpe dos golpistas no WhatsApp. Foto: Reprodução

 

Como se pode ver na imagem, a mensagem enviada com a suposta oferta surge como resposta para um status publicado pelo próprio WhatsApp. Mas, isso só acontece na versão web do mensageiro. Após enviar a mensagem, eles removem a pessoa do grupo, impedindo a denúncia.

Um usuário apontou que é o próprio aplicativo que realiza a verificação da lista de contatos após a criação de um novo grupo. O spammer adiciona e envia a mensagem rapidamente antes de ser identificado como contato.

Outra possível razão para esses golpes, pode ser uma falha no recurso que permite colocar status

Em conclusão, outra possível razão está em uma possível falha no recurso que permite adicionar status no mensageiro. No entanto, importante destacar que os relatos de usuários sobre o problema revelaram que a mensagem do grupo vem da resposta ao status publicado pela própria companhia.

Por enquanto, a empresa da Meta ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Como evitar golpes no WhatsApp, veja duas dicas

Desconfie de mensagens e links suspeitos:

  • Mensagens urgentes e inesperadas: Se você receber uma mensagem de um contato desconhecido ou de um conhecido pedindo dinheiro urgente, informações pessoais ou para clicar em um link, desconfie. Contudo, verifique a informação com a pessoa por outro meio de contato antes de agir.

Ative a verificação em duas etapas:

  • Abra o WhatsApp: Vá em Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.
  • Crie um PIN: Escolha um PIN de 6 dígitos e confirme.
  • Adicione um e-mail: Adicione um endereço de e-mail para recuperar o PIN, caso você esqueça.

Fonte: Tecnoblog/Meta