Assembleia tem participado ativamente nas decisões importantes do Estado em parceria com Poder Executivo
Figura central nesse tripé é o presidente da Casa de Leis, Gerson Claro (PP), que tem se destacado como um líder conciliador.
O equilíbrio entre os três poderes tem assegurado o crescimento exponencial de Mato Grosso do Sul em relação às demais federações brasileiras. Um dos pontos cruciais para esse resultado é a relação harmônica da Assembleia Legislativa ao avançar com as leis que garantem o desenvolvimento do Estado.
Gerson Claro destacou que, durante as eleições municipais, o trabalho no Legislativo estadual não interrompido. Nas últimas semanas, a presença de todos os 24 deputados têm provado que a disputa nas urnas de vários candidatos ligados aos parlamentares não interfere na votação de matérias importantes para o Estado.
“Nosso diálogo com as lideranças é permanente. Estamos separando as duas coisas. O debate eleitoral local é de interesse de todos. Mas ali estamos mantendo respeito. O equilíbrio institucional, a estabilidade que vivemos em Mato Grosso do Sul vem de um comportamento muito harmônico da Assembleia Legislativa”, enfatizou.
Campanhas estaduais
A integração entre os três poderes resulta em parcerias para as campanhas estaduais, como o agosto lilás, contra a violência às mulheres. Gerson explicou a importância dos homens participarem na luta contra o feminicídio, já que a maioria dos crimes cometidos por homens. “Temos que ter vergonha dos índices”, pontuou.
O presidente reforçou a importância de participar de ações que incentivam a população, como a Corrida dos Três Poderes. A meta dele e do governador Eduardo Riedel (PSDB), neste ano, é melhorar o tempo em relação à participação do ano passado.
O evento, que será realizado no dia 26 de outubro no Parque dos Poderes, em Campo Grande, faz referência às comemorações do Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 do mesmo mês.
A Corrida dos Poderes tem como objetivo incentivar a atividade física entre os servidores, promovendo saúde e qualidade de vida.
Atuação harmônica propicia discussão de pautas importantes nos bastidores e deputados conseguem tirar dúvidas de todas as propostas antes da votação. Um dos destaques neste ano foi a discussão e aprovação da Lei do Pantanal, considerada um ‘orgulho’ para Claro.
Diferente do cenário nacional, deputados estaduais não reivindicam emendas impositivas. Presidente da Assembleia Legislativa ressaltou que a participação dos parlamentares na indicação de obras do municipalismo tem suficiente para o mandato.
Fonte: alems