A Assembleia Legislativa está na torcida pelos nossos oito atletas paralímpicos
Durante a sessão ordinária o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), destacou a presença de atletas do Estado nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, maior evento esportivo do mundo para atletas com deficiência, que começam hoje e irão até 8 de setembro.
Dessa forma, Yeltsin Jacques (atletismo), Fernando Rufino (canoagem), Érika Cheres (judô), Kelly Kethyllin (judô), Débora Benevides (canoagem), Paulo Henrique Andrade (atletismo), Gabriela Mendonça Ferreira (atletismo) e Edelson de Ávila (atleta-guia atletismo) são os atletas sul-mato-grossenses, que se prepararam para conquistar medalhas para o Brasil.
“A Assembleia Legislativa está na torcida pelos nossos oito atletas paralímpicos. Então, com treinamento, resiliência e determinação, eles já conquistaram muito além dos pódios. Mas, eles são inspiração e motivo de muita alegria para nós, sul-mato-grossenses”, destacou o presidente do Parlamento Estadual.
Sendo assim, ao todo, 4.400 atletas participarão em 22 modalidades esportivas durante os 11 dias dos jogos. Nas Paralimpíadas, participam atletas com deficiências motoras, amputados, cegos, além de pessoas com paralisia cerebral ou deficiência intelectual. A cerimônia de abertura acontece às 14h (horário de MS), na avenida Champs-Élysées, no coração de Paris.
Gerson Claro – Atletas em Paris
Metade dos atletas de Mato Grosso do Sul que foram convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) são do atletismo, são eles: Yeltsin Francisco Ortega Jacques (Campo Grande), Gabriela Mendonça Ferreira (Campo Grande) e Paulo Henrique Andrade dos Reis (Dourados).
Por exemplo, na paracanoagem Fernando Rufino de Paulo, natural de Mundo Novo, e Débora Raiza Ribeiro Benevides, de Campo Grande, são os sul-mato-grossenses em Paris.
Érika Cheres Zoaga nascida em Guia Lopes da Laguna e criada em Campo Grande, e Kelly Kethyllin Victório de Campo Grande são as outras duas atletas do Estado que disputam a Paralímpiada na modalidade do judô.
Por isso, o medalhista de ouro na Paralimpíada de Tóquio 2020 (1.500m e 5.000m) e recordista mundial dos 1.500 e 5.000 metros da classe T11 (atletas cegos), Yeltisin chega novamente com o favoritismo para a conquista do ouro nas duas provas.
Yeltsin vai disputar a competição com o atleta-guia Edelson de Avila Almeida, que é natural de Iguatemi. Já os atletas Paulo Henrique dos Reis e Gabriela Mendonça treinam na mesma equipe de atletismo, o Sesi São Paulo, e disputaram as Paralímpiadas pela primeira vez.
Fonte: alems