Você está visualizando atualmente Qual a fruta mais consumida do mundo?
Qual será a fruta mais consumida do mundo inteiro, marcando sua presença desde as mesas mais simples até os mercados internacionais?

Qual a fruta mais consumida do mundo?

Ao contrário do que todos pensam, não é a laranja nem a maçã

Em qualquer lugar do planeta as pessoas consomem e não abrem mão de frutas. Muitas pessoas amam maçãs e laranjas, principalmente no Brasil, mas nenhuma das duas é a fruta preferida das pessoas. Então, qual será a fruta mais consumida do mundo inteiro, marcando sua presença desde as mesas mais simples até os mercados internacionais? Confira a seguir!

A fruta preferida do mundo inteiro

Originária das regiões tropicais e subtropicais, essa fruta é a protagonista em diversos pratos e receitas ao redor do mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), ela não somente lidera o ranking de consumo global, mas também figura como uma das mais produzidas e comercializadas internacionalmente.

Em 2019, houve a importação impressionantes de 21 milhões de toneladas. Destacando-se nos principais mercados de exportação, que incluem América Latina, Ásia e África. Mas seu impacto vai além dos números; ela é uma poderosa fonte de nutrientes, essencial para uma dieta equilibrada.

Você já deve estar se perguntando: qual é essa fruta que atravessa fronteiras e conquista paladares por onde passa? Estamos falando da banana, esse alimento versátil e nutritivo que se mantém como a escolha predileta de muitos ao redor do globo.

Além de ser apreciada pura, a banana também é ingrediente chave em sucos frescos, como os vendidos em uma barraca em Israel, que atraem olhares com sua vibrante exposição de frutas. A banana é tão fundamental que mais de mil variedades estão disponíveis, incluindo a Cavendish, a mais comercializada, e a banana-da-terra, especial para cozinhar.

Alguns dos benefícios da fruta mais consumida do mundo

As bananas vão muito além do seu sabor doce e delicioso. Na verdade, essas frutas são uma excelente fonte de vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, vitamina B6, potássio e magnésio. Esses nutrientes são essenciais para o funcionamento adequado do nosso corpo. Contribuindo para a saúde do coração, do sistema nervoso e do sistema imunológico. Por exemplo, funciona como antioxidante e previne o envelhecimento precoce. Ajuda também no fortalecimento da defesa contra doenças do sistema respiratório.

Além disso, é uma fruta rica também em energia. Assim, devido ao seu alto teor de carboidratos, a banana é uma ótima fonte de energia rápida. Ou seja, é ideal para se consumir antes de atividades físicas. E isso serve tanto para exercícios de peso, quanto para exercícios de cardio. Isso porque, no cardio ela te dará energia para executar a atividade na sua máxima intensidade. Enquanto isso, nos exercícios de peso, ela servirá de energia para o seu corpo, evitando que você tenha que usar seus músculos e proteínas como fonte de energia.

Dia Mundial da Fruta

Além disso, a banana contém fibras que ajudam na digestão e promovem a regularidade intestinal. E, hoje, sabemos que a saúde intestinal está intimamente ligada à saúde cerebral e à memória. Ou seja, mais um motivo para incluir essa fruta na sua dieta.

Vale ressaltar que o potássio presente na banana desempenha um papel essencial na saúde cardiovascular. Ele ajuda a regular a pressão arterial, reduzindo o risco de hipertensão e doenças cardíacas. Além disso, lembra que a gente falou que essa frutinha age como antioxidante? Então, justamente por isso, ela combate os radicais livres, protegendo o coração.

Portanto, ao desfrutar de uma banana, agora você sabe que não somente saboreia um lanche saudável, mas também participa de uma rica história de cultura alimentar que une pessoas de todos os cantos do planeta. Uma verdadeira celebração da natureza, nutrição e a arte culinária que continua a enriquecer nossas vidas diariamente. Portanto, sim, a popular e a mais acessível fruta, a banana, é a mais consumida ao redor do mundo.

Fonte: Mundo em Revista