O brasileiro Guilherme Mannarino ganhou três bolsas integrais das universidades americanas e aceitou o convite da Universidade da Flórida (UCF) para fazer parte do time de e-sports da instituição
A habilidade no Fortnite levou um estudante carioca a ser aprovado em 32 universidades nos Estados Unidos. Guilherme Mannarino, de 17 anos, aplicou para instituições estrangeiras de olho nos times de e-sports dos “colleges” e obteve bolsa integral em três delas, como a UCF, a Universidade da Flórida Central, em Orlando.
Fortnite é um jogo de tiro no estilo “battle royale”, em que o último que sobrar, depois de eliminar dezenas de rivais, vence. O game foi lançado em 2017 e no ano seguinte, na Copa da Rússia, foi inspiração para a comemoração de gols. Com frequência, a Epic Games lança “skins”, ou personagens jogáveis, como o Chapolin Colorado.
“As faculdades me ofereceram bolsa para representar os times de e-sports delas, no caso, e eu poderia escolher qualquer tipo de curso que estivesse disponível. Aliás, qualquer uma que eu fosse, eu poderia escolher engenharia da computação”, explica o estudante.
E-sports no Brasil e EUA
“Eu fui pegar a primeira vez no lápis para começar a estudar, foi quando eu senti que aquilo não era para mim. Que eu estava fazendo algo que eu não ia ficar satisfeito, que eu não ia estar feliz comigo mesmo”, recordou. “Foi daí que eu comecei a pesquisar de estudar lá fora”, emendou. Ele achou no Instagram um jovem que tinha ganhado bolsa no exterior e aprendeu o caminho das pedras.
Na opinião de Guilherme, no Brasil falta, principalmente, informação sobre o universo dos games. “Seria legal os pais terem mais informação sobre isso e mostrar ao mundo o que tem ao redor dele. São inúmeras as possibilidades que você pode desfrutar com sua dedicação. Falta, muitas vezes, informação. Poderia, por exemplo, ter na internet mais informação sobre este mundo”, destaca Guilherme.
O estudante disse ainda que “há uma enorme diferença entre Brasil e EUA nos e-sports”. “Aqui estamos muito atrás. Lá muitas faculdades oferecem a melhor infraestrutura. Aqui nunca vi algo parecido. Aqui um bom computador custa em torno de R$ 7 mil, nem todo mundo tem esse dinheiro. Lá há incentivo, as faculdades têm clubes para incentivar isso”, compara.
Entenda o que é o jogo e quais os modos do Fortnite
Save the World e Battle Royale
Ao longo de uma rodada, a área segura do mapa diminui de tamanho devido a uma tempestade que chega; os jogadores fora daquela área recebem dano e podem ser mortos. Isso força os jogadores remanescentes a irem para um espaço mais apertado e incentiva os encontros dos jogadores. O último jogador ou time vivo é o vencedor.
Fontes: de.aredeinfo, theenemy – epicgames – wikipédia – Foto: Reprodução/Redes Sociais