Nenhuma pessoa infectou-se pelo vírus da gripe aviária na Finlândia
A Finlândia será o primeiro país a vacinar humanos contra a gripe aviária. Em nota, o Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar (THL, na sigla em finlandês) afirmou que adquiridas 20 mil doses do imunizante por meio de aquisições conjuntas da União Europeia, para imunizar 10 mil pessoas com duas doses.
Dessa forma, a vacina contra a gripe aviária H5N8, desenvolvida para combater o vírus da gripe aviária do subtipo H5, recebeu autorização de comercialização na UE em abril de 2024. Então, o comunicado não especificou a data de início da vacinação, mas o THL disse que o processo comece o mais rápido possível.
Por isso, a imunização será oferecida a maiores de 18 anos com maior risco de infecção. Especialmente, para pessoas em contato com animais em fazendas de produção de peles, envolvidos em manuseio ou eliminação de aves doentes ou na limpeza de instalações. Do mesmo modo, para trabalhadores de laboratório que manuseiam o vírus da gripe aviária.
Sendo assim, até agora, nenhuma pessoa infectada pelo vírus da gripe aviária na Finlândia. Mas, o objetivo da vacinação “é evitar uma situação em que o vírus da gripe aviária infecte humanos ao mesmo tempo que o vírus da gripe sazonal, o que poderia permitir o surgimento de um novo tipo de vírus”, segundo o comunicado.
O que é a gripe aviária?
A gripe aviária é uma doença que acomete aves e provocada pelo vírus influenza A. A condição raramente acomete os humanos e também é conhecida como gripe do frango e influenza aviária.
A gripe aviária causada pelo vírus influenza A e pode ser dos tipos H5N1, H5N8, H7N9 ou H9N2. Essa condição raramente afeta os humanos e não passa de pessoa para pessoa, a sua transmissão acontece somente pelo contato com aves contaminadas.
Quais são os sintomas da gripe aviária?
Os sintomas da gripe aviária são idênticos aos da gripe comum. Geralmente começam a aparecer de dois a oito dias após o contato com o vírus. Desse modo, os principais sintomas incluem: dor de garganta, febre acima de 38°C, dor no corpo. Também sente-se mal-estar geral, calafrios, fraqueza, dor abdominal, assim como, tosse seca, espirros e secreção nasal.