O encontro mobilizou representantes de entidades públicas e privadas, além de prefeitos, vereadores e deputados estaduais e federais
O superintendente regional do Sesi MS, Régis Borges, participou, no dia (19), de reunião na Assembleia Legislativa para discutir o Plano Nacional de Educação 2024-2034, documento que define as metas e estratégias da educação brasileira para os próximos dez anos.
Dessa forma, ao participar como representante do Sistema Fiems, Borges enfatizou o trabalho que já vem sendo desenvolvido para modernizar a oferta da educação básica em Mato Grosso do Sul, por iniciativa do Comitê Empresa-Escola.
“Tive oportunidade de falar do nosso empenho em aproximar o setor produtivo e educacional por meio do Comitê Empresa-Escola, que tem nossa principal bandeira. Mas, nos trabalhos do comitê, temos identificado oportunidades para adequar soluções educacionais e atender a demanda do setor produtivo”, destacou Borges.
Por isso, para o deputado estadual Paulo Corrêa, que propôs a reunião, o Plano Nacional de Educação deve estimular a educação profissionalizante para que os jovens aproveitem as oportunidades geradas pelo setor produtivo em Mato Grosso do Sul.
Sesi MS Plano Educação
“Nosso Estado está em pleno desenvolvimento e há um universo de oportunidades para quem possui qualificação profissional. Então, e nossos jovens não podem ficar aquém dessa discussão. Precisamos colocar algumas questões de importância para Mato Grosso do Sul, para nossa cultura, nossa gente, nossa produção. Mas, precisamos mostrar às crianças o que a gente produz aqui. Isso estar nas apostilas, nos livros, que disponibilizados às crianças nos próximos dez anos”, defendeu o parlamentar.
Encaminhamentos da reunião
Representando a bancada federal, o deputado Beto Pereira se comprometeu a discutir com os colegas deputados e senadores os pontos centrais levantados na audiência e articular para uma abordagem mais aprofundada sobre o tema, de modo a contemplar as peculiaridades de Mato Grosso do Sul no projeto que votado pelo Congresso Nacional.
Ao final do encontro, o deputado Paulo Corrêa sintetizou pontos principais do debate e listou alguns encaminhamentos prévios. Ficou decidido que elaborado um documento a partir das contribuições dos participantes da audiência.
Sendo assim, o parlamentar também sugeriu levar a discussão às prefeituras, devendo realizada reunião com a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).