Fiems e Câmara de Corumbá fazem parceria para implementar práticas sustentáveis no legislativo municipal
Uma parceria entre a Fiems e a Câmara Municipal de Corumbá deve colocar o município na vanguarda das ações de sustentabilidade promovidas pelo poder público em Mato Grosso do Sul.
Dessa forma, no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, o chefe de gabinete da presidência da Fiems, Robson Del Casale, firmou entendimento com o presidente da Câmara, Ubiratan Canhete de Campos Filho, para iniciar um projeto piloto de certificação das práticas sustentáveis junto ao poder legislativo.
Por isso, o trabalho coordenado pelo Núcleo de ESG da Fiems e contempla diversas ações que envolvem capacitação e desenvolvimento de pessoas, realização de eventos e ações voltadas aos públicos interno e externo da Câmara Municipal.
Contudo, o objetivo é estimular boas práticas, como economia de recursos, gestão de resíduos, consumo consciente de energia, entre outras. Mas, a iniciativa deve durar 10 meses.
A consolidação da parceria é resultado de um encontro realizado pela equipe do Núcleo de ESG da Fiems à Câmara Municipal, em julho passado.
Além do presidente da Câmara de Corumbá, participaram da reunião os vereadores Alex Prado Della, Alexandre Vasconcellos e Elio Moreira Júnior, e a assessora do Núcleo ESG da Fiems, Cláudia Borges.
A ação está em sintonia com os itens 11 (cidades e comunidades sustentáveis) dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As metas representam um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Sendo assim, as práticas sustentáveis partem da reflexão sobre como as suas atividades do cotidiano podem minimizar o impacto negativo no meio ambiente e quais mudanças são necessárias para que a comunidade se desenvolva nos âmbitos social, ambiental e econômico.
Fonte: fiems