Você está visualizando atualmente Governo de MS abre inscrições para o programa Voucher Transportador
O governo de MS (Mato Grosso do Sul) abre inscrições ao Voucher Transportador nesta segunda-feira (7) e podem se candidatar até dia 22/8.

Governo de MS abre inscrições para o programa Voucher Transportador

A iniciativa faz parte do plano estadual MS Qualifica e vai beneficiar mil motoristas de cargas e ônibus

O governo de MS (Mato Grosso do Sul) abre inscrições ao Voucher Transportador nesta segunda-feira (7). Então, os interessados terão a oportunidade de se candidatar até 22 de agosto e concorrer a benefícios que incluem a isenção de taxas na mudança de categoria da CNH.

Dessa forma, a iniciativa faz parte do plano estadual MS Qualifica e vai beneficiar mil motoristas de cargas e ônibus, passando as CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) para as categorias D e E de forma gratuita.

A lei sancionada pelo governo estadual no dia 19 de maio e concede aos motoristas acesso gratuito ao processo de habilitação para mudança de categoria, para as gradações D ou E, da CNH, expedida pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de qualquer unidade federativa.

Por isso, as vagas serão distribuídas entre Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste. Todos os selecionados terão que passar por curso com duração de 107 horas na Escola de Motoristas Profissionais, criada pelo Executivo.

“Nosso objetivo é não deixar nenhum sul-mato-grossense para trás. Por isso vamos promover a inclusão destas pessoas que estão à margem do processo, para gerar novos empregos e assim melhorar a renda da população. Isso passa pela qualificação profissional”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

Regras do Governo MS para o Voucher Transportador

Embora a regulamentação ainda não esteja pronta, o projeto de Lei aprovado pela Assembleia Legislativa trouxe alguns requisitos aos quais os interessados precisam se enquadrar.

Entre eles não ter a CNH cassada ou condenação definitiva por crime com veículo automotor. Também não poderão se inscrever candidatos que não iniciaram processo de habilitação em Mato Grosso do Sul ou motoristas que estejam há menos de um ano no estado.

Sendo assim, de acordo com o Governo, o como objetivo do programa é suprir demanda do setor de transporte, já que, segundo o Sindicargas (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Cargas), a estimativa é de que pelo menos 5 mil caminhões estejam parados no estado por falta de mão de obra qualificada. Mas, entre outros motivos está o custo da mudança de categoria, hoje cerca de R$ 5 mil.

 

Fonte: gov.ms