A atividade prática em educação ambiental envolveu as disciplinas de Ciências da Natureza
Alunos da Escola Sesi de Naviraí trocaram a sala de aula pelos Bioparque Pantanal e o Parque Estadual Matas do Segredo, na capital.
Dessa forma, cerca de 65 estudantes das turmas de ensino médio visitaram, na quinta-feira (14/9) os parques de Campo Grande para aprender mais sobre ciências da natureza.
Por isso, a atividade prática em educação ambiental envolveu as disciplinas de Ciências da Natureza e articulada pelas professoras Andresa Brusarosco Andrade de Paula, Marcela Marques Umbellino e Yan Marcell Ploszai Terra.
O objetivo da iniciativa é proporcionar aos alunos o conhecimento sobre a fauna e a flora aquáticas, bem como sensibilizá-los sobre a importância de preservar o meio ambiente. Mas, por meio de ensino baseado em gamificação, os estudantes desenvolveram projetos de jogos virtuais, cuja apresentação final realizada no Bioparque Pantanal.
Então, a professora Marcela Marques Umbelino, da área de Ciências da Natureza do ensino médio, contou que a proposta da visita aos parques é proporcionar aos alunos a vivência do conteúdo estudado em sala.
Alunos Sesi Naviraí Bioparque
“Como professora de biologia, é uma experiência incrível ouvir os alunos responderem com exatidão e clareza aos questionamentos feitos pela bióloga guia. Isso demonstra que o aprendizado ministrado está realmente sendo assimilado. Participar dessa visita é um momento rico tanto para os alunos como para os professores”, disse.
Sendo assim, para o estudante João Gabriel Siqueira Braga, do 2º ano do ensino médio, a atividade superou suas expectativas.
“O primeiro impacto que tive foi a arquitetura do local. Há uma área onde estão expostos animais empalhados, e descobrimos que 90% atropelado em rodovias. A iniciativa sobre a abertura de um hospital para cuidados com animais silvestres também achei bem interessante. A beleza dos ambientes artificiais é extraordinária, pois é uma réplica quase perfeita da natureza”, concluiu.
Fonte: Ascom Fiems Sesi