Os feriados de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e o de Finados (2 de novembro) serão em uma terça-feira
Depois do dia Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro, o país já passou por cinco recessos nacionais, mas ainda há mais feriados pela frente. Teremos outros cinco até o fim deste ano, sem contar os estaduais e municipais.
No entanto, apesar de a pandemia do novo coronavírus ainda tirar o protagonismo das viagens, os dias de descanso continuam sendo muito bem-vindos, seja para curtir a família, se dedicar a um hobby ou simplesmente maratonar sua série favorita.
Emendar os feriados
Entre os nacionais, os feriados de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e o de Finados (2 de novembro) serão em uma terça-feira, possibilitando a clássica “emenda” que o trabalhador brasileiro conta os dias no calendário para fazer planos.
Um feriado que tem grande significação histórica é o 15 de novembro, Dia da Proclamação da República.
O feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado no Brasil em 20 de novembro, foi oficialmente, portanto, instituído em âmbito nacional em novembro de 2011. A data é feriado nacional em mais de 1000 cidades brasileiras.
Veja a lista completa dos feriados nacionais que ainda teremos em 2021:
- 12 de outubro (terça-feira): Nossa Senhora Aparecida;
- 2 de novembro (terça-feira): Finados;
- 15 de novembro (segunda-feira): Proclamação da República;
- 20 de novembro (sábado): Dia da Consciência Negra;
- 25 de dezembro (sábado): Natal.
15 de novembro é feriado nacional desde quando?
Todo ano o 15 de novembro é considerado feriado nacional por determinação da legislação brasileira. Em 14 de janeiro de 1890, foi emitida a primeira lei reconhecendo o dia como feriado. Essa lei foi o Decreto nº 155-B, que determinou o feriado como um dia para celebrar a “pátria brasileira”.
Essa ação, no entanto, foi uma de muitas para garantir legitimidade à recém-instaurada república no Brasil e garantir que o dia e o republicanismo ficassem impregnados no imaginário popular. Outras leis que reforçaram o 15 de novembro como feriado foram decretadas durante a Era Vargas e a Quarta República.
Atualmente, o dia em questão é considerado feriado por força de uma lei recente. Em 19 de dezembro de 2002, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, foi aprovada a Lei nº 10.607, que cita todos os feriados nacionais do Brasil, sendo o 15 de novembro um deles.
E o que aconteceu no 15 novembro, Dia da Proclamação da República para ser importante e virar feriado?
15 de novembro é uma data importante no Brasil, pois nesse dia comemora-se a Proclamação da República. Esse evento aconteceu em 1889 e foi resultado da mobilização do Exército e de republicanos civis contra a monarquia instalada no país desde 1822. A partir de um golpe, a república foi instaurada no Brasil e a família real foi expulsa.
A Proclamação da República foi resultado de uma longa insatisfação dos militares com o governo monárquico. Os historiadores tratam esse acontecimento atualmente como um golpe por ter sido uma transição de regime forçada e sem a participação popular. Atualmente o 15 de novembro é considerado feriado nacional.
A Proclamação da República é resultado de um processo político que se estendeu desde a década de 1870. A insatisfação com a monarquia ganhou força ao final da Guerra do Paraguai, tanto nos meios militares quantos nos civis. Essa insatisfação só foi crescendo, e o surgimento de partidos republicanos contribuiu para isso.