Você está visualizando atualmente Feijão contribui com a perda de peso; veja benefícios
O feijão é um componente essencial na mesa dos brasileiros e está presente em diversas receitas, como na famosa feijoada ou em parceria com o arroz

Feijão contribui com a perda de peso; veja benefícios

A proteína da leguminosa também confere saciedade e torna mais lenta a absorção de carboidratos presentes na refeição

Não caia na conversa de que feijão engorda, essa e outras leguminosas (lentilha, grão-de-bico, ervilha) trazem vários benefícios à saúde e contribuem com a perda de peso.

Assim, o feijão é um componente essencial na mesa dos brasileiros e está presente em diversas receitas, como na famosa feijoada ou em parceria com o arroz, quando servido como prato principal no dia a dia.

Essa leguminosa possui diversos tipos cultivados em várias partes do mundo. E é um dos mais ricos alimentos que integram a nossa dieta, pois é fonte de fibras e proteínas vegetais. Além disso, possui ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, ácido fólico e carboidratos.

feijao-contribui-com-a-perda-de-peso-veja-beneficios

A nutricionista Samantha Rhein, responsável pelos menus de Cardápios para Emagrecer, explica que:

  • Cada 100 g (1 concha) de feijão carioquinha cozido tem 76 calorias (o equivalente a uma fruta) e 13,6 g de carboidrato;
  • 8,5 g dos carboidratos são de fibra alimentar, que não é absorvida pelo organismo nem convertida em energia; Ou seja, só os 5 g restantes de carboidrato são transformados calorias –apenas 20 kcal;
  • O alimento ainda tem 5 g de proteína.

“O feijão é um alimento pouco calórico e bastante nutritivo. Portanto, pela quantidade elevada de fibra solúvel, gera saciedade e reduz a absorção de gorduras e açúcares pelo intestino. Além de melhorar a microbiota intestinal”, afirma a nutricionista.

A proteína da leguminosa também confere saciedade e torna mais lenta a absorção de carboidratos presentes na refeição. Aliás, isso inibe picos de insulina, hormônio que incentiva o estoque de gordura corporal.

  • Quanto consumir? Ao montar uma refeição saudável, o recomendado é que 1/4 do prato ocupado pelo feijão e pelo arroz; deixe 1/4 para as proteínas (carne, ovo, peixe) e a outra metade do prato para as verduras e legumes.

Samantha Rhein sugere refeições com lentilha, feijões inteiros e até a farinha do alimento, para aumentar a ingestão de fibras.

Fonte: UOL