A capacitação visa ampliar o acesso e a participação de pessoas com deficiência no cenário cultural de Mato Grosso do Sul
A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), em parceria com o programa Inclui MS, promoverá a “Oficina de Elaboração de Projetos Culturais para Pessoas com Deficiência” no dia 18 de novembro. As inscrições estão abertas (clique para acessar).
Com o intuito de capacitar pessoas com deficiência para a criação, estruturação e execução de projetos culturais inclusivos.
Dessa forma, a iniciativa busca fomentar a participação ativa de pessoas com deficiência na cena cultural local, promovendo o uso da Libras (Língua Brasileira de Sinais) e audiodescrição como práticas padrão em eventos culturais.
Por isso, a oficina é destinada a pessoas com deficiência, incluindo artistas, produtores culturais e gestores de espaços culturais, que desejam contribuir para o fortalecimento do cenário cultural inclusivo.
Para Felipe Sampaio, de 24 anos, idealizador da oficina e produtor de acessibilidade cultural, o momento é de extrema importância para proporcionar igualdade de acesso ao conhecimento cultural.
“A oficina tem como objetivo garantir o acesso igualitário ao conhecimento sobre as leis de incentivo cultural para pessoas com deficiência. Mas, reconhecemos que muitos editais apresentam barreiras burocráticas e, frequentemente, não são acessíveis, o que limita a participação efetiva desse público. Nossa proposta é fornecer o conhecimento técnico necessário para que pessoas com deficiência possam concorrer em igualdade de condições”, frisa Felipe.
FCMS Oficina pessoas deficiência
A atividade contará com 30 vagas limitadas. Aliás, são todas gratuitas. A oficina acontecerá no MIS (Museu da Imagem e do Som). O Museu fica no 3º andar do Memorial da Cultura “Apolônio de Carvalho”, em Campo Grande. Vale lembrar que o horário da atividade será das 19h às 21h, com acessibilidade em Libras e audiodescrição.
Contudo, a capacitação visa ampliar o acesso e a participação de pessoas com deficiência no cenário cultural de Mato Grosso do Sul. Em consonância com a Lei Aldir Blanc, que destina 5% dos recursos para ações afirmativas voltadas a esse público. Nesse sentido, a oficina procura democratizar o acesso à produção e fruição artística, abrangendo tanto áreas urbanas quanto rurais e periféricas.
Desse modo, a capacitação surge em resposta às dificuldades enfrentadas por muitos produtores e artistas com deficiência. Eles encontram obstáculos para elaborar projetos devido à falta de informação e acessibilidade.
Serviço
Data: segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Horário: 19h às 21h
Local: MIS – Memorial da Cultura “Apolônio de Carvalho” – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar – Centro, Campo Grande (MS)
Entrada gratuita com vagas limitadas (30 no total)
Fonte: opantaneiro