Você está visualizando atualmente FCMS: Abre edital para selecionar instrutores de oficinas de moda e design
A Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul (FCMS) lançou um edital destinado à seleção de projetos culturais na área de moda e design. - Foto: Arquivo/ Unsplash.

FCMS: Abre edital para selecionar instrutores de oficinas de moda e design

As inscrições estarão abertas de 23 de dezembro de 2024 até 21 de janeiro de 2025

Atualmente, a Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul (FCMS) lançou um edital destinado à seleção de projetos culturais na área de moda e design. A iniciativa tem como objetivo incentivar as manifestações culturais do estado por meio de oficinas técnicas ministradas por profissionais locais, com apoio financeiro de até R$ 10 mil por projeto. Desse modo, ao todo, serão selecionados até 30 proponentes, e o valor total disponibilizado para o edital é de R$ 300 mil.

As inscrições estarão abertas de 23 de dezembro de 2024 até 21 de janeiro de 2025. Dessa forma, os candidatos devem escolher uma das categorias previstas no edital, sob pena de desclassificação caso não selecionem uma categoria específica. As opções de inscrição incluem:

  • Modelagem, corte e costura
  • Figurinista
  • Indumentárias regionais
  • Roupas inclusivas
  • Estamparia
  • Criação de acessórios
  • Upcycle
  • Bordado
  • Costura criativa
  • Tipologias variadas (projetos de moda ou design não contemplados nas categorias anteriores)

Cada projeto contemplado deverá oferecer oficinas presenciais de 40 horas/aula. Os instrutores convocados poderão ministrar suas oficinas em qualquer município de Mato Grosso do Sul, incluindo áreas urbanas e rurais, de acordo com as demandas da administração pública estadual ou municipal.

Quem pode participar

Podem se inscrever profissionais de moda e design que residam em Mato Grosso do Sul há pelo menos dois anos, com idade mínima de 18 anos. Não há exigência de escolaridade mínima, mas é necessário comprovar experiência de, no mínimo, 20 horas/aula por meio de currículo documentado. Os candidatos podem se inscrever não só como pessoa física como também microempreendedor individual (MEI) e cada proponente poderá apresentar apenas um projeto.

Assim, os instrutores selecionados deverão arcar com todas as despesas de viagem, hospedagem, locomoção e alimentação necessárias para a realização das oficinas.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS: “As oficinas de moda, além de valorizar os fazedores de Cultura de Moda de MS, abrem a possibilidade de geração de renda para a população do estado.”

Por fim, a iniciativa da FCMS por meio do edital representa uma oportunidade para capacitar a população e fortalecer a economia criativa local por meio das diversas expressões da moda.

Fonte: FCMS