Você está visualizando atualmente MEXA-SE: Exercícios de 3 minutos ajudam quem trabalha sentado
Fazer exercícios, nem que seja por pouco tempo, traz inúmeros benefícios à saúde de quem trabalha sentado

MEXA-SE: Exercícios de 3 minutos ajudam quem trabalha sentado

É científico: ficar muito tempo sentado prejudica a saúde e a falta de exercícios adoece. Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel) mostrou que 4% das mortes no mundo (433 mil pessoas) poderiam ser evitadas se o tempo que as pessoas passam sentadas fosse menor.

De acordo com os pesquisadores, ficar sentado 4 horas, por exemplo, aumenta o risco de morrer em 2% e, se este tempo for de 9 horas, a chance sobe para 18%. Assustador, não?

O risco, na verdade, está relacionado ao sedentarismo que, com o tempo, aumenta a chance de as pessoas desenvolverem doenças cardiovasculares. Assim como de alguns tipos de câncerdiabetes e até o colesterol ruim.

Mexa-se, exercícios de 3 minutos ajudam quem trabalha sentado
Mexa-se, faça exercícios, sua saúde agradece

Outra pesquisa publicada na revista científica da Sociedade Americana de Fisiologia mostra que fazer pausas a cada meia hora e se movimentar por até três minutos faz bem para o nosso corpo. Assim, o estudo foi feito com pessoas de meia idade, com empregos sedentários e histórico de obesidade.

Os pesquisadores concluíram que subir escadas, fazer agachamentos ou andar, pelo menos, 15 passos durante esses intervalos melhorou o controle de açúcar no sangue. O estudo teve a coordenação de cientistas de um instituto em Estocolmo, na Suécia.

“O corpo em movimento libera substâncias que estimulam o sistema nervoso. Falamos que existe um neurotrofismo envolvido com o processo ativo de se movimentar, ou seja, através da atividade muscular se liberam substâncias como a irisina, por exemplo, que impactam no funcionamento do cérebro e neurônios”, explicou Gomes.

“Até mesmo para se ter uma performance intelectual melhor no trabalho, ou até de rendimento, é importante que associe a concentração à psicomotricidade, o movimentar-se”, completou.

Exercícios de 3 minutos

Sobre os exercícios de 3 minutos que podem ser feitos, o médico explicou que 15 passos são o suficiente para “lubrificar” as articulações dos membros inferiores e superiores. “Isso aumenta a frequência cardíaca, distrai do que se está fazendo e impulsiona o pulmão de forma diferente.”

“Subir escadas também é perfeito, além de agachamentos, esticando o braço e fazendo os movimentos de descer e subir umas 10 a 15 vezes, isso é o suficiente para impactar o corpo, como no metabolismo, através do controle e redução do açúcar no sangue”, explicou Fernando Gomes.

Dicas para quem trabalha sentado o dia todo incluem alongamentos, fazer pausas e aproveitar o tempo livre

Uma das maiores preocupações médicas com profissionais no trabalho é a saúde e a ergonomia no trabalho.

Isso se deve ao fato de que quando ficamos muito tempo sentados podem aparecer diversos problemas de saúde que prejudicam o organismo.

Portanto, para te ajudar a preservar sua saúde, vamos dar nove dicas para quem trabalha sentado por muito tempo.

Evitar jornadas exaustivas

Do mesmo modo, dores na coluna, aumento de peso, artrite e tendinite também são condições associadas a longos períodos trabalhando sentado.

Como você utiliza muito as mãos para digitar e usar o mouse, esses movimentos repetitivos podem causar artrite e tendinite.

Ficar muito tempo na mesma posição causa dores nas costas, tanto musculares quanto na estrutura óssea.

Além disso, a falta de movimentação contribui para o ganho de peso a longo prazo.

Tudo isso pode ser amenizado com o controle das jornadas de trabalho.

Ou seja, jornadas exaustivas podem até parecer produtivas ao cumprir prazos antes do esperado, mas elas causam um enorme prejuízo à sua saúde.

Portanto, respeite os limites do seu corpo.

 Exercícios físicos são fundamentais

 

Quando você não está trabalhando, uma das melhores coisas que pode fazer é praticar atividade física.

Da mesma forma, a prática de atividade física estimula a circulação sanguínea, a oxigenação do cérebro, a absorção de aminoácidos, além da produção de hormônios que mantêm a mente equilibrada.

Já que você precisa ficar sentado durante a maior parte do tempo, tente diminuir os impactos disso com atividades físicas regulares.

O indicado pelos médicos é praticar atividades físicas pelo menos três vezes por semana, isto é, em intensidade média.

Você também pode fazer ginástica laboral, que é a atividade física dentro do experiente de trabalho.

Exercícios e  pausas

Outra grande dica para quem trabalha sentado o dia todo é fazer pausas programadas, por exemplo.

A cada uma hora trabalhada, faça uma pausa de 15 minutos para ficar em pé e se distrair.

Não adianta fazer uma pausa e permanecer sentado. Seu corpo precisa se movimentar para criar equilíbrio. Exercícios farão bem.

A circulação sanguínea é extremamente importante.

Eis aqui mais um bom motivo para investir em uma mesa ergonômica, já que ela permite trabalhar em pé.

Além disso, cada vez que tirar estas pausas, você volta ao trabalho mais focado, com energias renovadas e sua eficiência é altamente beneficiada.

Aproveite o seu tempo livre

A última dica para quem trabalha sentado o dia todo não tem nada a ver com trabalho e, ao mesmo tempo, influencia diretamente sobre ele.

Segundo uma pesquisa da Universidade da Tasmânia, a saúde mental é diretamente afetada pelos períodos trabalhando sentado.

Isso pode causar um aumento nas chances de desenvolver ansiedade, depressão e outras doenças mentais.

Além de todas as dicas acima, algo que ajuda a balancear esse prejuízo é aproveitar o tempo livre.

Faça algo prazeroso, que tire o foco do trabalho e te dê satisfação.

Tenha um hobby, saia com seus amigos e familiares, ou faça uma atividade mais dinâmica, como um esporte.

Lembre-se de que você não é uma máquina e, portanto, também precisa se divertir para se manter saudável e funcional!

Referências:

Cross-sectional associations between sitting at work and psychological distress: reducing sitting time may benefit mental health: http://ecite.utas.edu.au/85420