Você está visualizando atualmente Sebrae de MS promove evento sobre acesso a mercados de inovação
Encontro do Sebrae de MS conta com a presença virtual de empreendedores sul-mato-grossenses

Sebrae de MS promove evento sobre acesso a mercados de inovação

Encontro conta com a presença de empreendedores que obtiveram apoio para suas ideias, transformando projetos em negócios de sucesso

Interessados no mercado de inovação já podem se inscrever para o evento do Sebrae MSIncubadoras, Aceleradoras e o Acesso a Mercados de Inovação em MS”. Encontro acontece na próxima quinta-feira (23), entre 17h e 20h, de forma online.

O encontro contará, portanto, com a presença virtual de empreendedores sul-mato-grossenses que obtiveram apoio para suas ideias, transformando projetos em negócios de sucesso.

Trata-se de uma iniciativa do Sebrae de MS, com o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). E ainda da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS),

Sebrae mostra aos pequenos negócios seus benefícios

O encontro viabilizou-se, dessa maneira, em um cenário de expansão de incubadoras de empresas e ambientes de inovação no Estado. Mostrar aos pequenos negócios, em contrapartida, os benefícios que este ecossistema promove.

Além de abordar as experiências de empreendedores que receberam apoio, o evento mostrará, sobretudo, como as aceleradoras de empresas investem em projetos de inovação:

  • como os pesquisadores atuam em projetos de pesquisa com empresas.
  • como têm funcionado no Brasil e no mundo os ambientes de inovação.
  • as oportunidades existentes em Mato Grosso do Sul para continuar na escalada de desenvolvimento por meio da inovação.

Competitividade Empresarial

Para o gerente da Unidade de Competitividade Empresarial do Sebrae/MS, Rodrigo Maia, a instituição e sua rede de parceiros têm, igualmente, ações de apoio ao ecossistema de inovação, por entender que ele promove a competitividade dos pequenos negócios.

“É uma aliança estratégica. Apoiamos o empreendedorismo inovador nas empresas e instituições e também a rede de inovação de Mato Grosso do Sul. Nosso objetivo, no entanto, é impulsionar o ecossistema de inovação, levando inovação e tecnologia para os pequenos negócios”, disse.

Forma conjunta e interdependente

Segundo o diretor-presidente da Fundect, professor Márcio de Araújo Pereira, a instituição enxerga como estratégicas as ações de fomento ao empreendedorismo.

“Nossos dois últimos editais voltados ao tema garantiram mais de R$ 4,2 milhões para o fomento de negócios e ideias inovadoras e tecnológicas, sempre em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, CNPq, Finep, Semagro e Governo do Estado de MS”, destacou.

O Ecossistema de Inovação são ambientes de atores públicos, privados e entidades. Dessa maneira, voltadas à inovação atuam de forma conjunta e interdependente, para potencializar a competitividade local. E, ainda, o desenvolvimento tecnológico. São exemplos os parques científicos e tecnológicos, cidades inteligentes, polos tecnológicos, entre outros.

As incubadoras de empresas são, dessa forma, parte fundamental de um ecossistema de inovação, atuando como um instrumento de desenvolvimento de negócios, ampliando a oferta de serviços para as comunidades que estão inseridas e oferecendo um leque de serviços como: laboratórios Maker (faça você mesmo), coworking, capacitação, espaço para implantação das ideias de negócio, eventos de inovação, entre outros serviços.

Programação

O evento inicia com o painel “Das Inovações ao Mercado”, com a participação do superintendente executivo da Anprotec, Guila Calheiros e do coordenador de Programa de Ecossistemas de Inovação do Sebrae Nacional, Krishna Aum Faria. Logo após, vem o segundo painel, “Experiências”, com a empresária Ana Helena Mattos, da YBA cosméticos; e com o professor da Faculdade de Engenharias Arquitetura e Urbanismo e Geografia (FAENG/UFMS), Edson Antonio Batista.

Por fim, tem o terceiro painel, que trará o tema “Investidores”, com a participação de aceleradoras. Estarão presentes, de forma virtual, o head de inovação da PUC PR, Marcelo Finger e a analista da Darwin Aceleradora, Enya Shimabukuro Kusakawa.

O bate papo será, igualmente, mediado pelo diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova/UFMS), Saulo Moreira.

Inscrições

Para participar do evento “Incubadoras, Aceleradoras e o Acesso a Mercados de Inovação em MS”, os interessados devem acessar gratuitamente pelo link clicando aqui. Mais informações pelo telefone 0800 570 0800.