Na manhã desta quarta-feira (21), o Ministério da Agricultura atualizou a lista de países que suspenderam a compra de frango no Brasil, após caso de gripe aviária no RS, confira
O Ministério da Agricultura atualizou nesta manhã a lista de países que suspenderam a compra de frango do Brasil após o caso de gripe aviária na cidade de Montenegro (RS). Contudo, a relação é composta pelos 27 países da União Europeia, os três integrantes da União Eurasiática e outras 30 nações.
O que aconteceu
Aumenta lista de países que suspenderam as exportações de frango do Brasil. A relação atualizada pelo MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) traz como uma das novidades a União Eurasiática, bloco formado por Bielorrússia, Cazaquistão e Rússia.
Restrições a todo território nacional
África do Sul
Argentina
Bolívia
Canadá
Chile
China
Coreia do Sul
Filipinas
Jordânia
Iraque
Malásia
Marrocos
México
Paquistão
Peru
República Dominicana
Sri Lanka
Timor-Leste
União Europeia (Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha e Suécia).
União Eurasiática (Bielorrússia, Cazaquistão e Rússia)
Uruguai
Suspensão limitada ao Rio Grande do Sul
Bahrein
Bósnia e Herzegovina
Cazaquistão
Cuba
Macedônia
Montenegro
Reino Unido
Tajiquistão
Ucrânia
Embargo somente à cidade de Montenegro (RS):
Arábia Saudita.
Japão
Restrições surgem após confirmação de cado de gripe aviária. A confirmação realizada na sexta-feira da semana passada representa o primeiro registro da presença do vírus na avicultura comercial brasileira. Expectativa do MAPA é de que as exportações sejam retomadas “o mais breve possível”.
O Mapa permanece em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores, prestando, de forma ágil e transparente, todas as informações técnicas necessárias sobre o caso. Contudo, as ações adotadas visam garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível.
Ministério da Agricultura, em nota.
MAPA destaca que gripe aviária circula no mundo desde 2006. A afirmação considera o vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), presente, principalmente, na Ásia, África e no norte da Europa. Todavia, a doença ainda não havia chegado a uma granja comercial no Brasil.
Em conclusão, o Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo. Com 35,4% da produção dedicada ao mercado externo, o volume de embarques da proteína foi de 5,3 milhões de toneladas no ano passado. Contudo, a destinação para 151 países totalizou US$ 9,9 bilhões, segundo a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal).
Fonte: uol