Empresa pagará multa por rastrear usuários e vender seus dados a empresas de propaganda
Este dinheiro soma a uma conta de US$ 391,5 milhões de acusações semelhantes em 40 estados diferentes.
“O Google usa dados de localização coletados de consumidores de Indiana para criar perfis detalhados de usuários e direcionar anúncios, mas o Google enganou os usuários sobre suas práticas desde pelo menos 2014”, disse o estado em um comunicado na semana passada.
A empresa também acusada de utilizar um “padrão obscuro” no que se refere a escolhas de design com a intenção de enganar os usuários, para que realizem ações que violam sua privacidade e compartilhem demais informações sem seu conhecimento ou afirmação.
Espera-se que o Google mantenha uma página na web mostrando quais dados estão sendo coletados, além de parar de compartilhar a localização dos usuários com anunciantes sem os seus consentimentos.
Além disso, ele precisará excluir automaticamente os dados de localização derivados de um “dispositivo ou de endereços IP na Web e Atividade de aplicativos dentro de 30 dias” após a obtenção das informações, segundo o The Hacker News.
“Dado o vasto nível de rastreamento e vigilância que as empresas de tecnologia que incorpora em seus produtos, é justo que os consumidores sejam informados sobre como os dados importantes do usuário, incluindo informações sobre cada movimento seu, são coletados, rastreados e utilizados por esses empresas”, disse o procurador-geral da DC, Karl A. Racine
Fontes: trecobox, notv