As exportações agrícolas dos EUA em 2021 estão a caminho de bater o recorde anterior de US $ 154,5 bilhões em 2014, de acordo com um Relatório de Comércio Agrícola Internacional publicado pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).
As vendas nos primeiros quatro meses de 2021 alcançaram o recorde de US $ 59 bilhões, superando o recorde de 2014 em US $ 5 bilhões. O USDA atribuiu o aumento à robusta demanda global, aos altos preços das commodities e ao aumento da competitividade dos EUA. Milho, sorgo, carne bovina, preparações alimentícias e outros produtos atingiram níveis recordes, enquanto soja, farelo de soja, trigo e laticínios tiveram grandes aumentos.
Um relatório da Organização Mundial do Comércio de agosto de 2020 examinando o impacto da COVID-19 no comércio agrícola descreveu a resiliência do setor como um todo e destacou a natureza essencial dos alimentos como um fator principal. As exportações agrícolas dos EUA durante a pandemia reforçam essa ideia. Embora o valor de exportação de alguns produtos como nozes, carne bovina e algodão tenha diminuído em 2020, as exportações totais aumentaram significativamente.
Todos os outros principais produtos de exportação tiveram um desempenho tão bom ou melhor do que 2019, de acordo com o USDA. Nos primeiros quatro meses de 2021, as exportações dos principais produtos atenderam, excederam ou, em alguns casos, excederam em muito as exportações do mesmo período em 2020, contribuindo para um aumento geral de mais de US $ 12 bilhões.
Fonte: Agrolink