Pets melhoram a qualidade de vida das pessoas
Descobriu-se que donos de cães são mais felizes e possuem uma melhor qualidade de vida. Isso, através de um estudo realizado no Reino Unido. Sobretudo, na Semana de Conscientização da Saúde Mental (9 a 15 de maio), quando se entrevistou mais de 2.000 adultos. E isso começa no simples fato de passear com o pet. E além disso, que 31% deles se sentem menos solitários ao cumprir essa rotina.
Mas esse é só o primeiro ponto positivo. Aliás, 69% tem interações mais significativas com outras pessoas. Tutores com deficiência são mais sociáveis, do que indivíduos com deficiência sem animais de estimação. Sendo assim, essas interações sociais partem principalmente por causa do cão.
A apresentadora de TV Lorraine Kelly e seu cachorrinho Angus, um border terrier, foram uns dos que se dispuseram a participar do estudo. Um vídeo mostra o número de interações que a mulher faz durante um passeio com o pet.
“Meu cachorro tem sido fundamental para melhorar minha saúde mental. E apenas levar Angus para passear é um ótimo exercício. Pois, me ajuda mentalmente e significa que conheço muitas pessoas em nossas caminhadas. Eu não conhecia muitas pessoas quando me mudei da Escócia. Mas sair com Angus foi a melhor maneira de fazer amigos em minha nova casa”, contou Lorraine.
Donos de cães são mais felizes, pois as interações são facilitadas
Os que apresentaram mais benefícios nesse tipo de estudo foram pessoas tímidas. Como também, antissociais e com deficiência. Bem como, com qualquer condição que impede a socialização.
“Para que mais pessoas possam se beneficiar disso, principalmente aquelas com deficiência, cujas vidas podem se impactar ainda mais substancialmente ao estabelecer um forte relacionamento com os cães. E ainda mais, aproveitar totalmente os benefícios que eles podem trazer. Isso é algo em que o Dogs for Good ajuda. Fornecendo, dessa forma, às pessoas e famílias com deficiência cães de assistência. E além disso, conselhos de especialistas. E, estamos orgulhosos de apoiá-los”, explicou James Loder, diretor da MORE THAN Insurance, um dos realizadores da pesquisa.
Peter Gorbing, CEO da Dogs for Good, acrescentou: “Sabemos o quão difícil pode ser para algumas pessoas experimentar interações sociais regularmente. Principalmente, aquelas com deficiências que podem ser mais suscetíveis ao isolamento social”.
Ambas instituições se comprometem em ajudar famílias, indivíduos e cães a encontrarem os companheiros perfeitos. Ter um animal de estimação é benéfico para os humanos. Bem como, ter uma família é benéfico para cães.
Cada caso teve avaliação conforme a necessidade do indivíduo e do pet. Sendo assim, possível juntar a melhor combinação de tutor + pet.