Você já ouviu falar no Work and Study? Explicamos como funciona. E também apresentamos os principais destinos para realizar o intercâmbio dos seus sonhos
O intercâmbio conhecido como Work and Study é o queridinho do momento. Isso porque ele oferece diferentes possibilidades de cursos que aliam o conhecimento com a experiência profissional. Além é claro de uma remuneração que auxilia nos custos para se viver no exterior.
Por isso, a Pesquisa Selo Belta 2021 confirmou a demanda por esses programas: “Pela primeira vez, o tipo de intercâmbio mais procurado foi o de curso de idiomas com trabalho temporário, com 38% das respostas”, destacou a pesquisa.
O Ensino Superior (incluindo cursos profissionalizantes, graduação e pós graduação), que em muitos países também oferece a possibilidade de trabalho parcial, teve uma porcentagem significativa de interessados: 21,9%.
Sendo assim, são diferentes possibilidades de destinos, onde é possível que o estudante faça cursos de idioma, técnicos ou profissionalizantes, ensino superior e trabalhe (por uma carga horária específica) enquanto não está na sala de aula.
A seguir destacamos curiosidades e informações sobre diferentes destinos para intercâmbio.
1. Austrália
Com excelente qualidade de vida (um dos melhores salários mínimos do mundo!), clima super agradável, paisagens incríveis e grandes possibilidades para viajar, a Austrália é um destino muito procurado para estudar e trabalhar.
”São diversas opções de estudos: curso de idiomas; proficiência em inglês; preparatórios para certificado; inglês para negócios, cursos técnicos ou profissionalizantes, graduação, pós-graduação e mestrado.
Além disso, para quem busca cursos técnicos ou de formação superior em setores de alta demanda, o governo dá autorização para o visto de trabalho depois da conclusão do curso.
Então, o período mínimo para tirar o visto de estudante com a permissão de trabalho é de 14 semanas de estudos.
2. Canadá
Canadá é um dos países mais receptivos a estrangeiros e está sempre em busca de profissionais qualificados para atuar em seu mercado de trabalho.
Segundo a University Canada West (UCW) – que oferece cursos de graduação e MBA – localizada em Vancouver, 88% de seus alunos do Master de Administração têm emprego garantido depois de 3 meses da conclusão do curso. Destes, 89% garantem uma posição permanente.
Dessa forma, mais números importantes: 100% dos ex-alunos aptos para trabalhar, estão empregados; 67% deles já tinham emprego no mês 1 e CAD$ 25 mil (mais de R$ 100 mil) é o aumento médio anual dos salários dos alunos.
No país é possível estudar e trabalhar fazendo cursos profissionalizantes, alguns com um diferencial de já incluir estágio remunerado na área de estudo. A duração mínima destes programas é de 6 meses.
Outra possibilidade é fazer o Ensino Superior, desde graduação à pós graduação. Então, o diferencial neste caso é que além de poder trabalhar durante o curso é possível aplicar para o visto de trabalho PGWP (Post-Graduation Work Permit) após a conclusão dos estudos.
3. Dubai
Apesar da face luxuosa da capital dos Emirados Árabes ser verdadeira, esse não é o único estilo de vida. O custo de vida por lá é mais baixo quando comparamos com Nova York (29%), Londres (23%), Dublin (8%) e Sydney (6%), por exemplo. E como boa parte da população é estrangeira, 85% de expatriados, o inglês é amplamente usado.
Por isso, o foco dos cursos está no idioma inglês. A partir de 8 semanas de curso já é possível sentir a mudança. Os principais cursos são de inglês geral e preparatório para IELTS.
Outra vantagem é a facilidade e agilidade para tirar o visto de estudante e permissão de permanência de 01 ano; assim o aluno pode trabalhar parcialmente enquanto estuda e a escola auxilia os alunos com orientações sobre todo o processo de busca de trabalho.
4. Irlanda
Irlanda é o país mais procurado por brasileiros para o programa Work and Study pois oferece o melhor custo benefício, boas perspectivas de trabalho, fronteiras abertas por toda Europa além de muita festa, vida noturna, pubs e etc.
Também oferece excelente qualidade de vida, assim como em toda Europa, com segurança e paisagens incríveis.
Dessa forma, o curso mais procurado é o de inglês, a duração mínima para solicitação do visto de estudante com permissão de trabalho é de 06 meses, e o aluno ganha mais 02 meses adicionais para trabalhar em período integral.
5. Nova Zelândia
O país é conhecido por estar sempre nos rankings de um dos melhores lugares para se viver. É considerado um dos países mais felizes do mundo, com uma qualidade de vida única para quem quer se aventurar em uma vida nova.
Por ser pouco populoso, há vagas de emprego o ano inteiro no país para intercambistas, com possibilidades de viagens inesquecíveis para lugares que abrigam algumas das paisagens mais exuberantes do planeta. As opções de estudos vão dos tradicionais cursos de inglês a cursos profissionalizantes e Ensino Superior.
Fonte: rodamundo