Você está visualizando atualmente Escola que homenageou Dourados vence prêmio Esplendor do Samba
A Unidos da Major Gama ganhou o XIII Prêmio Esplendor do Samba, como Melhor Escola de Samba do Carnaval de Corumbá.

Escola que homenageou Dourados vence prêmio Esplendor do Samba

Escola que homenageou Dourados vence prêmio Esplendor do Samba em Corumbá

Com o samba enredo ‘Dourados, portal do Mercosul. A cidade que é só felicidade’, a Unidos da Major Gama ganhou o XIII Prêmio Esplendor do Samba, como Melhor Escola de Samba do Carnaval de Corumbá.

Por isso, a premiação, promovida pelo jornal Diário Corumbaense, chegou este ano à 13ª edição. Então, a escola também recebeu a placa dourada nas categorias: Mestre-sala, Fantasia e Alegorias e Comissão de Frente.

O presidente da Escola, Salim Ribeiro, agradeceu pelo reconhecimento. “Obrigado pela confiança no nosso projeto, homenageando a grande cidade de Dourados, obrigado ao prefeito Alan Guedes, pela confiança. Obrigado, escola do povo”.

Dessa forma, nas 20 alas de seu desfile, a Unidos da Major Gama trouxe 800 componentes para compor o enredo. Então, o prefeito, Alan Guedes, também comemorou o feito.

“Quero agradecer muito a diretoria da escola e ao prefeito Marcelo Iunes pelo convite e oportunidade de contar a história da nossa cidade no maior carnaval do Centro Oeste brasileiro”, destacou.

Entretanto, a escola contou a história de Dourados, que começou bem antes da criação do município. Mas, o povoado começou a surgir em 1870 após a Guerra do Paraguai. A região era habitada pelas tribos Terena, Guarani e Kaiowá, que hoje formam a maior reserva urbana do país.

Sendo assim, além de mostrar os pontos principais da cidade, a Major Gama retratou festas tradicionais, Japão Fest, Festa Junina, Festa do Peixe, Dourados Brilha e o Sol Fest, que é uma festa nordestina.

Também teve o Tereré, e todo potencial nas áreas de agroindústria, eventos, comércio, passeios, parques e artesanatos. Mas, o desfile encerrado com a representação da Expoagro, maior feira de agronegócio do Mato Grosso do Sul.

Esplendor do Samba

O Esplendor é uma visão diferente do grande espetáculo. A formatação da premiação não segue critérios técnicos, isso é responsabilidade do júri oficial. O prêmio avalia o que é apresentado na avenida, com garra, alegria e empenho em fazer o melhor.

Por exemplo, a opinião dos profissionais da imprensa convidados pelo Diário Corumbaense, do comitê do jornal e do internauta, contribui para o objetivo da premiação que é reconhecer os personagens dessa grande festa.

Os quesitos avaliados são: Comissão de Frente; Samba-enredo; Fantasias e Alegorias; Harmonia e Evolução, Mestre-sala; Porta-bandeira; Intérprete; Ala das Baianas; Bateria; Enredo; Rainha da Bateria e Melhor Escola de Samba.

 

Fonte: enfoquems