Em sua primeira partida oficial contra a Bélgica, em 30 de abril de 1905, os jogadores entraram em campo vestindo o uniforme na cor branca com listras em vermelho, branco e azul
Vermelho, branco e azul, essas são as três cores da bandeira da Holanda, mas, no futebol, é o laranja que representa o país. A camisa que a Holanda está vestindo na Copa do Mundo de 2022 no Catar deixou os torcedores confusos nas redes sociais. O público se surpreendeu ao ver a seleção holandesa pela primeira vez em campo no Mundial, na estreia contra Senegal. O motivo?
Assim como o Reino Unido, e vários outros países europeus, a Holanda também é uma monarquia constitucional e a cor laranja é uma homenagem à família real do país.
Mas, não foi sempre que a Holanda vestiu essa cor. Em sua primeira partida oficial contra a Bélgica, em 30 de abril de 1905. Os jogadores entraram em campo vestindo o uniforme na cor branca com listras em vermelho, branco e azul.
No entanto, com o passar do tempo a seleção holandesa acabou adotando a cor laranja em seu uniforme principal. A cor laranja é a cor oficial da dinastia reinante no país, a dinastia Orange-Nassau. “Orange”, em inglês, significa laranja.
Laranja Mecânica, apelido da seleção da Holanda
Certamente você já deve ter visto a seleção da Holanda sendo chamada de Laranja Mecânica. O apelido veio por conta da Copa do Mundo de 1974, quando a equipe foi considerada favorita devido ao futebol proposto pelo técnico Rinuas Michels.
No esquema, que tinha Cruyff como capitão, os jogadores, com exceção do goleiro, não ocupavam posições fixas e rodavam no campo com um toque de bola quase perfeito.
Assim, o sucesso foi tanto que os holandeses foram apelidados de “Carrossel holandês” e “Laranja Mecânica”, em relação ao filme de Stanley Kubrick, lançado em 1971.
Fonte: Jc.ne