Você está visualizando atualmente Empresa da UFMS é destaque no Startup Challenge Indústria 2023
A Blue Energy Management BEM, startup incubada pela UFMS, conquistou o terceiro lugar no Startup Challenge Indústria 2023.

Empresa da UFMS é destaque no Startup Challenge Indústria 2023

Empresa incubada pela UFMS é destaque no Startup Challenge Indústria 2023

A Blue Energy Management BEM, startup incubada pela UFMS, conquistou o terceiro lugar no Startup Challenge Indústria 2023, promovido em parceria com o Startup Sesi e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).

Dessa forma, o desafio é uma competição de inovação que buscou selecionar as melhores soluções tecnológicas para o setor e contou com a participação de empreendedores, totalizando 15 projetos inscritos e mais de 40 participantes do estado de Mato Grosso do Sul. Ao todo, os projetos premiados recebem mais de 2,8 milhões de reais em bolsas de desenvolvimento.

Durante o desafio, a empresa, que tem foco na Gestão Energética, apresentou uma proposta centrada na eficiência, transparência e praticidade, com abordagem que busca redefinir padrões, para proporcionar o controle total sobre o consumo energético diário, através da promoção de práticas sustentáveis.

Por isso, o diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação, Saulo Gomes Moreira, ressalta que a startup faz parte da Pantanal Incubadora Mista de Empresas (Pime) e que durante o desafio a mesma usou metodologias diversificadas para obter êxito.

Startup Challenge Indústria 2023

“A Blue Energy Management, ao ser premiada com o terceiro lugar no Startup Challenge 2023, demonstra possuir uma proposta inovadora ao oferecer serviços de gestão energética utilizando uma metodologia inovadora. Mas, a proposta está alinhada às necessidades do setor produtivo, especialmente da indústria, que é o foco do Startup Challenge 2023″, detalha.

Por meio da Pime, a empresa recebe o suporte da Universidade, com a infraestrutura adequada para o desenvolvimento das atividades, a realização de reuniões de negócios e momentos de conexão com outros empreendimentos inovadores no espaço de coworking.

“Além disso, a startup recebe suporte na forma de mentorias, consultorias e capacitações para o desenvolvimento empreendedor de seus membros. Estamos muito felizes com o resultado, pois demonstra que o nosso programa de incubação reflete no bom desempenho das startups incubadas”, disse Saulo.

Segundo o diretor-presidente da Fundect, Márcio Araújo, a parceria entre as instituições é fundamental para estimular a criação de projetos e impulsionar a aplicação na indústria.

Fundect

“A Fundect é uma agência de fomento, mas, para que isso aconteça, ela precisa de parceiros, como a Fiems e o Sesi, e espaços como a Startup. Essas coisas acontecem quando nós, investimos como Estado, em projetos que vão gerar conhecimento, renda, novos empregos, em conexão com a indústria”.

Para o gerente da Startup Sesi, Odilon Moura, os projetos contemplados contavam com maior nível de maturidade.

“Ficamos surpresos com a qualidade dos projetos. Foi uma votação bem disputada. A banca foi bem exigente na avaliação, mas ficamos muito satisfeitos com os resultados. Encontramos algo no Challenge que pode ser um diferencial e uma quebra de barreira para o crescimento da indústria”.

Sendo assim, o diretor executivo da startup premiada, Emanuel Rocha, destacou a complexidade da competição, enfatizando que a conquista foi possível graças ao apoio da Pantanal Incubadora Mista de Empresas.

“Foi um desafio bastante complexo, com outras startups super competentes, e conseguimos, como equipe, nos destacar e conquistar esse terceiro lugar. Certamente, não teríamos conseguido sem o apoio da Pime e da UFMS, onde estamos incubados e realizamos diariamente nosso trabalho. Somos mentorados e participamos de treinamentos fornecidos pela Pime, então tudo isso é muito importante para o nosso desenvolvimento e para o progresso da empresa. Apresentamos e conduzimos uma solução que consiste na aplicação de uma tecnologia para fornecer dados e informações inteligentes para a indústria, nosso público-alvo. Estamos muito felizes em levar essa solução para a indústria, trazendo inovação e valor para o setor no Mato Grosso do Sul.”

Fonte: Ascom UFMS