A empresa aérea israelense El Al insiste que as reuniões não poderão ocupar os corredores.
Na última semana, funcionários da empresa aérea israelense El Al receberam um comunicado interno informando que a companhia aérea decidiu testar a realização de orações organizadas em seus voos de longa distância entre Tel Aviv e a América do Norte, reportou o noticiário Globes.
Os anúncios das sessões de oração serão feitos nas telas dos passageiros e no sistema de alto-falantes da aeronave. Assim, visam substituir as atuais orações esporádicas, nas quais os corredores das aeronaves são, às vezes, bloqueados em momentos incômodos, causando desconforto a alguns passageiros e afetando o trabalho dos comissários.
Empresa aérea anunciará o horário das orações
A empresa aérea anunciará o horário das orações antes do voo, e as reuniões vão ser realizadas na cozinha da aeronave, após as refeições. Um grupo de até dez homens judeus irão compor um ‘minyan’ ou quórum de oração, a cada sessão.
Ainda, a empresa aérea israelense El Al insiste que as reuniões não poderão ocupar os corredores. Porém, todos os participantes devem usar máscaras.
Dessa forma, estimativas são de que as orações matinais de Shacharit, a mais longa das três orações diárias, devem durar de 30 a 40 minutos e ocorrerão, se possível, exatamente ao nascer do sol. Por fim, os passageiros retornarão aos seus assentos, mesmo que durante os horários de oração, em caso de turbulência.
Costumes religiosos dos Israelenses
Os dias considerados de descanso semanal diferem entre as religiões. Para os muçulmanos é a sexta-feira, para os judeus é o sábado e para os cristãos, o domingo. Sendo assim, há o risco de encontrar estabelecimentos fechados em todos esses dias, dependendo da religião do proprietário ou do bairro onde está localizado.
Shabat, também grafado como sabá ou sabat, é portanto, o nome dado ao dia de descanso semanal no judaísmo. Apesar de comumente ser dito como o sábado de cada semana, é observado a partir do pôr-do-sol da sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado.
Fonte: AeroIN/ABMES internacional