O C-390 está sendo apresentado na Tailândia e ainda será mostrado em um show aéreo na Áustria nos próximos dias
O cargueiro tático multimissão C-390 Millennium da Embraer concluiu mais uma etapa de seu desenvolvimento. Sendo assim, a fabricante, em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), certificou a aeronave para operar em pistas de cascalho.
A certificação para “operação em pavimentos semipreparados de cascalho” foi concluída neste mês, de acordo com um vídeo publicado pela própria Embraer nesta segunda-feira (29). As imagens tiveram divulgação quase 1 ano depois que a companhia publicou os primeiros testes em pista não-pavimentada.
Os ensaios foram conduzidos nas instalações da própria Embraer, em Gavião Peixoto (SP), onde a empresa fez uma pista de terra com 2100 metros de extensão, sendo 1200 “dedicados ao pavimento de cascalho com o objetivo de avaliar decolagens e pousos neste tipo de terreno.”
Este mesmo espaço, construído ainda em 2021, foi feito para certificar as operações do modelo em pistas de terra. Assim, a Embraer utilizou o segundo protótipo do C-390 (PT-ZNJ) para as avaliações.
C-390 Millennium da Embraer
O C-390 (também chamado de KC-390) é o maior avião militar desenvolvido na América Latina. Cinco aeronaves estão em operação com a FAB, divididas entre dois esquadrões: Zeus, em Anápolis, e Gordo, no Rio de Janeiro. Uma sexta aeronave deve ser entregue em setembro.
Embraer e FAB vivem um atrito, já que o Comando da Aeronáutica diminuiu o pedido original de 28 para 22 aeronaves, e quer retirar ainda mais uma unidade.
Ao mesmo tempo, a companhia segue divulgando o avião pelo mercado internacional. O C-390 está sendo apresentado na Tailândia e ainda mostrado em um show aéreo na Áustria nos próximos dias. Aliás, a aeronave também foi destaque no Royal International Air Tattoo, no Reino Unido.
Atualmente a Embraer tem 11 pedidos firmes de exportação: cinco para Portugal, quatro para Holanda e dois para Hungria.
Veja o vídeo :
Fonte: aeroflap