Criação de uma representação própria no país permite intensificar os laços comerciais entre as duas nações
O presidente Jair Bolsonaro inaugurou (16) em Manama a Embaixada do Brasil no Bahrein. Esta é a primeira vez que um Chefe de Estado brasileiro visita o país do Oriente Médio.
As duas nações já mantinham relações diplomáticas desde 1971. Mas até hoje os interesses brasileiros eram representados pela embaixada no Kuwait. O Ministério das Relações Exteriores acredita que a criação de uma representação própria no país vai, portanto, permitir intensificar os laços comerciais entre as duas nações.
Decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro
Atualmente, entre as nações do Oriente Médio, o país ocupa o quarto lugar em transações comerciais com o Brasil.
A criação da embaixada foi, dessa maneira, definida em decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. Em discurso na inauguração da nova representação brasileira o presidente disse que existe grande espaço para a ampliação dos negócios entre o Brasil e o Reino do Bahrein. Afirmou ainda que estava feliz com a inauguração da embaixada, que é um passo importante na aproximação entre os dois países.
Bolsonaro também se encontrou com o rei do Bahrein Hamad Isa Bin Kalifa. Ele foi recebido, dessa maneira, com um almoço no Palácio Real e assinou acordos de cooperação nas áreas de política, cultura e esportes.
Cerimônia Embaixada do Brasil no Bahrein
A cerimônia ocorreu em Manama, capital do Reino do Bahrein. E fez, portanto, parte de uma série de agendas do presidente da República no Oriente Médio. Bolsonaro desembarcou em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no último sábado (13), com uma comitiva brasileira.
Nesta segunda-feira (15), Bolsonaro afirmou, no entanto, que os investidores árabes são os “parceiros preferidos” do Brasil. Ele participou do evento Invest in Brazil Forum, em Dubai, e aproveitou para promover o turismo na Amazônia e defender a política ambiental brasileira.
Fonte Agencia Brasil