Eleições 2026 mobilizam eleitores de MS
Os eleitores de MS entram em 2026 diante das eleições para escolherem presidente da República, governador, senadores, deputados federais e deputados estaduais. O caminho entre a votação e a posse dos eleitos envolve uma série de etapas previstas no calendário oficial da Justiça Eleitoral.
A preparação para o pleito começou ainda em 2025, com a definição de prazos legais para partidos e candidatos. Entre os primeiros marcos do processo está o período de organização interna das legendas, que inclui a discussão de alianças, formação de chapas e definição de pré-candidaturas. Para concorrer nas eleições, os interessados precisaram estar filiados a um partido dentro do prazo estabelecido pela legislação eleitoral.
Outro ponto importante foi o período de desincompatibilização, que exigiu o afastamento de ocupantes de cargos públicos que pretendiam disputar as eleições. Já para os eleitores, o prazo para regularização do título eleitoral, mudança de domicílio ou atualização cadastral foi encerrado em maio deste ano.
Segundo semestre de 2026
A campanha eleitoral, que ocorre no segundo semestre de 2026, será marcada pela apresentação de propostas, debates e ações de divulgação nos meios de comunicação e nas redes sociais. O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 4 de outubro. Caso nenhum candidato aos cargos majoritários alcance a maioria absoluta dos votos, o segundo turno ocorrerá em 25 de outubro.
Após a votação, o processo segue, primordialmente, com a apuração. Além disso, prevê possíveis contestações judiciais. Da mesma forma, inclui a diplomação dos eleitos. Por fim, essas etapas costumam ocorrer entre novembro e dezembro. Em seguida, têm início as transições de governo, com a formação das novas equipes administrativas.
As posses encerram o calendário eleitoral e iniciam um novo ciclo político. O presidente da República e o vice-presidente assumem os cargos em 5 de janeiro de 2027, enquanto o governador e o vice-governador tomam posse no dia 6 de janeiro. Já os deputados estaduais, federais, bem como senadores iniciam seus mandatos em 1º de fevereiro de 2027.
Fonte: Portal Conesul



