CIEI Professor Francisco Antônio de Aquino
A atual gestão da Prefeitura de Naviraí definiu a data tão sonhada da inauguração do CIEI Professor Francisco Antônio de Aquino, a Creche do bairro Ipê. A data de inauguração da unidade escolar será na próxima terça (19) às 9 horas da manhã. Assim, a creche atenderá aproximadamente 150 crianças de 4 meses a 4 anos de idade do Ipê. Assim como, dos bairros circunvizinhos, em tempo integral.
O projeto da creche estava paralisado há anos e prejudicando a demanda reprimida de vagas para crianças na cidade. Aliás, a obra de construção da creche do Ipê se iniciou em 2012 e ficou paralisada devido a questões burocráticas.
Nesse sentido, a prefeita Rhaiza Matos empreendeu esforços para atender essa necessidade e obra. Assim, a chefe do Poder Executivo atuou junto a bancada federal em Brasília para garantir recursos. Essa ação foi determinante para que a unidade escolar ficasse em condições de ser inaugurada depois de 10 anos de espera. Desse modo, os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tendo contrapartida da Administração Municipal.
Para proporcionar conforto e bem-estar às crianças atendidas
A Creche do Ipê fica na rua Piúna no bairro Ipê, em Naviraí. O Centro Integrado de Educação Infantil – CIEI Professor Francisco Antônio de Aquino – conta com estrutura adequada e pronta para proporcionar, dessa forma, conforto e bem-estar às crianças atendidas. Assim também, foram feitas obras complementares como plantio de gramas, parque infantil e colocação de grades de entrada estão sendo realizadas com recursos próprios do município. E, desse modo, terão prosseguimento paralelamente ao início de funcionamento da creche.
A meta da Gerência de Educação é retornar 100% do atendimento das creches em período integral. Estão previstas ações pontuais. Por isso mesmo, o Governo de Naviraí vem implantando este formato integral gradativamente desde o início de 2021. Após a inauguração, o CIEI Professor Francisco Antônio de Aquino entrará em funcionamento no retorno do recesso escolar das demais unidades da Rede Municipal de Ensino, no dia 26 de julho.