No momento, você está visualizando Corumbá fortalece gestão ambiental com coleta de óleo e resíduos sólidos pela Prefeitura
Ecoponto de Corumbá oferece destinação adequada para pneus e outros resíduos como lâmpadas frias e óleo usado Foto: Reprodução/PM Piracicaba

Corumbá fortalece gestão ambiental com coleta de óleo e resíduos sólidos pela Prefeitura

Ecoponto de Corumbá oferece destinação adequada para pneus usados, lâmpadas frias, óleo e outros resíduos

O Ecoponto do bairro Universitário, em Corumbá, está em plena atividade e recebe diversos tipos de resíduos sólidos, segundo a coordenadora de Resíduos Sólidos da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Luciene Deová. Localizado próximo à Escola Estadual Castro Brasil, o ponto de coleta funciona das 8h às 13h.

A princípio, entre os materiais recebidos estão pneus usados. Assim, eles são encaminhados à Reciclanip. Esta é, em outras palavras, a entidade gestora responsável pela destinação adequada. Em apenas poucos meses, já houve recolhimento de mais de 80 toneladas de pneus.

Adicionalmente, garrafas de vidro também são aceitas. A separação tem apoio do Ministério Público juntamente com o Governo do Estado. Isso permite, portanto, que cooperativas de catadores comercializem os resíduos. Lâmpadas frias usadas também são recolhidas para destinação segura, visto que este material pode contaminar o solo. Por isso, há necessidade de descarte correto.

O atendimento é direto, ou seja, sem necessidade de pré-inscrição. Primeiramente, a equipe do Ecoponto orienta os usuários com relação à quantidade de produtos descartados. Eles devem informar também o tipo de resíduo, visto que a informação permite o controle e o levantamento dos materiais e número de pessoas atendidas.

Coleta de óleo usado

A coordenadoria iniciou recentemente uma campanha de coleta de óleo usado, com pontos de recebimento no Paço Municipal e na Fundação de Meio Ambiente. O material terá encaminhamento para a produção de biodiesel ou destinado à fabricação de sabão em oficinas promovidas para famílias atendidas pelos CRAS.

O Ecoponto também recebe lixo eletrônico, como televisores, computadores e geladeiras. Há envio de equipamentos a prestadores especializados. Assim, eles fazem a destinação ambientalmente adequada. Isso evita a contaminação do solo e riscos à saúde.

Segundo Luciene Deová, a educação ambiental é fundamental e exige persistência. “Esperamos a adesão de toda a população”, disse a coordenadora, ao destacar a importância do descarte correto dos resíduos.

Fonte: PM Corumbá