7ª Conferência Municipal das Cidades em Dourados vai discutir desenvolvimento urbano
Será realizada, na próxima quinta-feira (15), a 7ª Conferência Municipal das Cidades em Dourados. O evento terá coordenação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) juntamente com a Agência Municipal de Habitação de Interesse Social (Agehab).
Nesse sentido, o evento é uma etapa preparatória para a 7ª Conferência Estadual de Mato Grosso do Sul, assim como para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, agendada pelo Ministério das Cidades para o mês de outubro, em Brasília.
Como será o evento
O evento de Dourados acontecerá durante todo o dia, das 7h30 às 17h30, no anfiteatro do bloco 10 da Unigran. Logo, o credenciamento será feito no dia da Conferência, das 7h30 às 8h, porém, o pré-credenciamento já pode ser feito, até segunda, dia 12, através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfU07v0bQMEzFGtnCMyLJFY2jF-ldKZL2bDHkxSGf1lIFhKug/viewform
A Conferência das Cidades é uma instância de participação social. Dessa forma, visa fortalecer a democracia nas decisões sobre o futuro das cidades brasileiras. Sua realização é prevista por normas federais e estaduais.
Debates com foco em políticas públicas
A conferência local seguirá o tema nacional definido para este ciclo “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano; Caminhos para Cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. Assim, o objetivo é promover debates entre representantes do poder público, da sociedade civil e de entidades organizadas, com foco em políticas públicas de habitação, mobilidade, saneamento e por fim, planejamento urbano.
O secretário municipal de Planejamento Fábio Luís da Silva vê o evento como uma oportunidade ímpar para os entes envolvidos discutirem sobretudo o planejamento do futuro de Dourados. “Em outras palavras, o objetivo da Conferência é promover o diálogo, assim como a participação social na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano”, diz, destacando a importância do evento no contexto das políticas urbanas do município.
Conferência nacional
Depois de 10 anos sem acontecer, o Ministério das Cidades convocou a 6ª Conferência Nacional das Cidades. Nesse sentido, o tema é “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano; Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. O evento terá realização no mês de outubro, em Brasília.
A realização da 6ª Conferência Nacional das Cidades é mais um passo do Ministério das Cidades e pelo Conselho das Cidades. Ou seja, o objetivo é reconstruir a participação social nas políticas públicas de desenvolvimento urbano, habitação, territórios periféricos, mobilidade urbana e saneamento básico. Assm, a Conferência se desdobra em etapas Municipal, Estadual/Distrital e Nacional.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a importância da 6ª Conferência Nacional das Cidades para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano no Brasil. O encontro tem como objetivo debater e fomentar políticas públicas voltadas para aprimorar o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida nos municípios.
A organização da Conferência Nacional das Cidades é um processo estruturado e participativo. Inclui a realização de conferências municipais e estaduais. Esses espaços permitem que os cidadãos debatam e apresentem propostas para suas cidades.
Nas conferências, autoridades locais e estaduais, especialistas, acadêmicos, representantes de entidades da sociedade civil e cidadãos engajados se encontram. O objetivo é debater temas como planejamento urbano, moradia, transporte, saneamento, meio ambiente e outros elementos da vida urbana.
Fonte: PM Dourados