Brinquedo faz parte das festividades natalinas do programa ‘Dourados Brilha 2023’
A prefeitura de Dourados iniciou a montagem de uma a roda-gigante de 16 metros de altura. O brinquedo ficará instalado na Praça Antônio João e terá entrada gratuita. A ação faz do programa ‘Dourados Brilha’, que começa no próximo sábado (25).
“A roda-gigante é uma grande surpresa que preparamos para que as famílias douradenses aproveitem ainda mais o Dourados Brilha 2023”, explica o Prefeito Alan Guedes (PP).
O Dourados Brilha 2023 começa mais cedo e por isso, as luzes da decoração de Natal já estão sendo instaladas na Praça Antônio João e na avenida Marcelino Pires.
Dessa forma, a festa ainda terá programação cultural e artística, passando pelo palco no centro, bairros, distritos e na reserva indígena. As festividades seguem até o dia 22 de dezembro.
O Dourados Brilha 2023, como nas edições anteriores, é organizado pela Prefeitura de Dourados, por meio da Semc (Secretaria Municipal de Cultura) e Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação), em parceria com a Aced e a Câmara Municipal.
Competição de Robótica aconteceu no Teatro Municipal
A primeira Competição de Robótica da Reme (Rede Municipal de Ensino), que faz parte da programação do 2º Remefest.
Por isso, as batalhas terão a participação de alunos de nove escolas municipais, que participarão de quatro desafios, que serão acompanhados pelos professores e alunos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), que são parceiros do projeto implantado pela Prefeitura Municipal por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação).
“O IFMS estará lá como juízes e avaliando as equipes das nove escolas competidoras. Mas, são quatro equipes com quatro alunos por escola e eles terão quatro desafios, o primeiro é a montagem do robô, depois a programação, e aí teremos três provas, a corrida, o sumô e o roboliche”, explica a secretária de educação, Ana Paula Benitez Fernandes.
Robótica nas escolas
A Prefeitura adquiriu 50 kits de robótica que usados por alunos do 6° ao 9° ano no período contraturno. Cada kit compreende 10 conjuntos robóticos que atendem até 50 alunos, ou seja, são 500 conjuntos na rede toda.
Então, a nova tecnologia inclui material de apoio do professor e do aluno, toda a grade, a composição curricular, a metodologia empregada e os treinamentos para os professores.
Na prática, os alunos da Reme se reúnem em grupo e lidam com uma situação-problema, em que é preciso muita pesquisa, planejamento, raciocínio lógico, criatividade e interpretação de dados para chegar a uma solução.
Eles “aprendem fazendo”, com liberdade para pensar na melhor solução para o que proposto pelo professor.
Fonte: pm dourados