No momento, você está visualizando Dourados sedia 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania em agosto e inscrições estão abertas
Dourados sedia 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania nos dias 7 e 8 de agosto, no auditório do Bloco 10 da Unigran Foto: Freepik

Dourados sedia 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania em agosto e inscrições estão abertas

Dourados recebe 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania em agosto

Nos dias 7 e 8 de agosto, Dourados será palco da 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania, que acontece no auditório do Bloco 10 da Unigran, parceira institucional do evento. Com o tema central “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: Consolidar a Democracia, Resistir aos Retrocessos e Avançar na Garantia de Direitos para Todas as Pessoas”, a conferência reunirá representantes de 13 municípios da região da Grande Dourados.

A ação é organizada pela Coordenação Geral de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de Dourados, com apoio de diversas instituições públicas e da sociedade civil. Participam representantes de conselhos, coletivos sociais, universidades e órgãos estaduais e federais comprometidos com o fortalecimento da cidadania, equidade e justiça social.

Coferência representa um marco para a região

Segundo o coordenador-geral de Direitos Humanos e Cidadania de Dourados, Luiz Carlos Calado, a realização da conferência na cidade representa um marco importante para toda a região. “Será enaltecedor ver Dourados se consolidar como centro de articulação de políticas públicas voltadas aos direitos humanos, um direcionamento do prefeito Marçal Filho”, destaca. “Estamos construindo, de forma coletiva, caminhos para uma sociedade mais justa, inclusiva e com respeito à dignidade de todos”, complementa.

A presidente em exercício do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, Neyla Mendes, reforça o caráter histórico e participativo da conferência. “Essa retomada é um marco histórico. Toda a sociedade volta a se reunir para discutir, propor e fortalecer políticas públicas que garantam dignidade, justiça e direitos para todas as pessoas”, afirma. Ademais, ressalta que “é a chance de ouvirmos todas as vozes, unindo diferentes experiências, culturas, espiritualidades e lutas em um mesmo espaço de construção coletiva”. Além disso, ela salienta que “é importante lembrar que os direitos humanos não são pauta de um único setor”. Ou seja, eles estão presentes no cotidiano, no acesso à saúde, educação, segurança, justiça e no respeito à dignidade da pessoa humana.

Eixos temáticos

A programação da conferência será organizada em seis eixos temáticos. Nesse sentido, abordará temas como enfrentamento às violações de direitos e retrocessos. Também incluirá sustentabilidade e direitos socioambientais, direitos dos povos tradicionais, migração e refúgio. Ademais, focará no fortalecimento institucional, controle social, participação democrática e políticas públicas inclusivas.

Dessa forma, a conferência promoverá debate amplo e integrado. Além disso, servirá como etapa preparatória para a 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos. Portanto, facilitará o alinhamento regional de propostas e diretrizes. Assim, fortalecerá a articulação entre os territórios e garantirá maior coerência nas políticas de direitos humanos.

Parceiros

O evento contará com delegações dos municípios de Dourados, Caarapó, Deodápolis, Douradina e Fátima do Sul. Além disso, participarão Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Vicentina.

Entre os parceiros confirmados estão UFGD, UEMS, OAB-MS, Defensorias Públicas Estadual e da União, SIMTED, Guarda Municipal e Polícia Militar. Ademais, participam o Programa Mulher Segura (Promuse), Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas), Saúde (Sems) e Educação (Semed).

Ainda estarão presentes os conselhos da Mulher, da Juventude e de Combate às Drogas, além dos coletivos indígenas, quilombolas, migrantes e de igualdade racial. Dessa forma, integra-se também o Quintal de Palmares, a Organização Terena da Grande Dourados (OTGD), a Central de Interpretação de Libras (CIL) e o Centro Dorcelina Folador, entre outros.

Inscrições

As inscrições aos interessados estão abertas de forma gratuita e podem ser feitas via link: https://forms.gle/2uqaGSFUDJkRFiDD7

Serviço

3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania 

Dias: 7 e 8 de agosto de 2025

Local: Auditório do Bloco 10 – Unigran, Dourados-MS Tema: “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: Consolidar a Democracia, Resistir aos Retrocessos e Avançar na Garantia de Direitos para Todas as Pessoas”

Fonte: PM Dourados