Recursos são federais disponibilizados pelo Ministério Turismo para garantir melhoria da infraestrutura do prédio e equipamentos profissionais
A Prefeitura de Dourados recebeu a quantia de R$ 3.636.494,00 concedida pelo MT e destinada à reforma do Teatro Municipal de Dourados “Ayrthon Barbosa Ferreira”.
De acordo com a pasta nacional, o investimento no setor tem objetivo de manter os locais em bom estado porque estimulam o pensamento crítico e a troca de conhecimentos, além de impulsionarem turismo, inclusive, por grandes espetáculos.
“A destinação dos recursos para melhoria da infraestrutura turística pelo país ajudam a fomentar a cadeia produtiva do turismo da região, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e cultural, com geração de emprego e renda”, destaca a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
A Semop (Secretaria Municipal de Obras Públicas) aguarda conclusão do processo inicial de destinação dos recursos para análise de contrapartida e finalização do projeto de reforma.
Posteriormente acontece a aprovação e publicação de licitação. A proposta é de revitalização completa do prédio, com pintura, pavimentação externa, urbanização, colocação de vidros, serviços complementares, instalações, ar-condicionado e novas poltronas.
Dourados reforma do Teatro Municipal
Para a Semc (Secretaria Municipal de Cultura), responsável pelo local, a reforma é uma demanda essencial do setor e deve recolocar Dourados no mapa e agenda dos grandes eventos.
“Esperamos ter uma grande retomada cultural com a obra. Há 23 anos não acontecem adequações que são necessárias por conta do uso. Mas, a sociedade e classe artística esperam com otimismo essa reforma geral que o prefeito Alan Guedes promove e está nas tratativas finais com o Ministério. Então, hoje não existe espaço que supra essa demanda na área, além de ser o local adequado para as grandes peças teatrais, dança, palestras, entre outros”, comenta o secretário, Francisco Chamorro.
Sendo assim, o envio dos recursos contou com articulação do deputado federal e ex-servidor do Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Rodolfo Nogueira, viabilizando a disponibilização diretamente em conversas com o ex-ministro do Turismo.
“Trabalhei por três anos em Brasília e contando com a amizade do Gilson Machado procurei recursos para a tão sonhada reforma. Antes de ter tomado posse, mas sabendo da importância da obra para o município, no fim de dezembro fui ao Ministério e consegui viabilizar esse recurso. Fico à disposição da Prefeitura de Dourados para parcerias no Congresso Nacional”, conclui o parlamentar.
Fonte: pm dourados