Durante os dias 4 a 7 de junho, a programação se expande com palestras em escolas municipais e estaduais de Dourados
A Prefeitura de Dourados, através do Imam (Instituto do Meio Ambiente de Dourados) e do Comdam (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Dourados), realiza entre os dias 3 e 7 de junho a XXI Semana do Meio Ambiente, com o tema “Mudanças Climáticas: pensar globalmente, agir localmente”, com o objetivo de promover a conscientização e mobilização da comunidade em torno das questões ambientais que afetam o planeta e a cidade.
“Essas atividades têm o objetivo de educar e sensibilizar toda a comunidade sobre a importância da sustentabilidade e das ações locais no combate às mudanças climáticas. Mas, a Semana do Meio Ambiente tem grande relevância, incentiva a reflexão e a ação local frente às mudanças climáticas e reafirma o compromisso da população com a preservação do meio ambiente”, explica o diretor-presidente do Imam, Ademar Roque Zanatta.
Por isso, a programação tem início no dia 3 de junho, com a cerimônia de abertura no Auditório do Bloco I da UNIGRAN às 19h. Autoridades locais marcarão presença para dar início oficial às atividades.
Dourados Semana Meio Ambiente
Em seguida, às 20h, o Prof. Dr. Charlei Aparecido da Silva, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), realiza a palestra “Mudanças Climáticas: Impactos sociais, ambientais e econômicos”.
Contudo, o evento aberto ao público e haverá emissão de certificados de participação.
Realizadas em colaboração com diversas instituições, incluindo UFGD, UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Anhanguera, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
Além das palestras, a semana também haverá ecovistas a locais estratégicos para a gestão ambiental e a educação ecológica, como EMBRAPA, Aterro Sanitário Municipal de Dourados, Estação de Tratamento de Água e às coleções e laboratórios da UFGD.
Essas visitas vão proporcionar aos participantes um olhar prático sobre como as instituições locais estão trabalhando para mitigar os impactos ambientais e promover a sustentabilidade.
Sendo assim, a XXI Semana do Meio Ambiente de Dourados é organizada pelo Imam e Comdam, em parceria com a Semed; Ufgd; Uems; Unigran; Anhanguera; Embrapa; Sanesul; Financial; Ibama e Imasul.
Fonte: pm dourados