Descoberta soobre melhor horário de dormir encontra-se no periódico European Heart Journal
Novo estudo britânico diz dormir entre 22h e 23h pode ser o horário ideal de pegar sono. Pelo menos no que diz respeito à saúde do coração.
A pesquisa descobriu, portanto, que há um risco maior de doenças cardiovasculares entre as pessoas que dormem mais tarde se comparadas com pessoas cujo horário de sono é entre 22h e 23h. Descoberta encontra-se no periódico European Heart Journal – Digital Health da Sociedade Europeia de Cardiologia.
Os acadêmicos britânicos acompanharam, portanto, 88.000 pessoas com idades entre 43 e 79 anos. E descobriram, dessa forma, que aqueles que foram para a cama depois da meia-noite tiveram uma chance 25% maior de desenvolver uma série de problemas de saúde.
Doenças cardiovasculares
Entre os problemas apontados, os principais foram as doenças cardiovasculares. Aqui entra, sobretudo, o ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, doença cardíaca isquêmica crônica, derrame e ataque isquêmico transitório.
“Nosso estudo indica, portanto, que o momento ideal para ir dormir é em um ponto específico no ciclo de 24 horas do corpo. E, ainda, que os desvios podem ser prejudiciais à saúde”, explica David Planes, autor do estudo e pesquisador da Universidade de Exeter.
Horário adequado para ir dormir
Os participantes da pesquisa foram, portanto, convidados a usar um acelerômetro no pulso por sete dias para que os pesquisadores pudessem monitorar seus tempos de sono e de acordar. Os participantes também completaram avaliações demográficas, de estilo de vida, de saúde e físicas.
Logo após essa primeira fase da pesquisa, os pesquisadores acompanharam, dessa maneira, o grupo de estudo por um período de cinco a sete anos para diagnósticos de doenças cardiovasculares.
Os resultados mostraram que:
- Houve um risco 12% maior de doenças cardiovasculares para aqueles que começaram a dormir entre 23h e 23h59
- Entre aqueles que adormeceram à meia-noite ou mais tarde, o risco de doenças cardiovasculares foi 25% maior
- Para aqueles que adormeceram antes das 22h houve um risco 24% maior para doenças cardiovasculares.
Fonte: Clinicarhoncus, meuprecon, Minha Vida