Desempenho estagnado atrasa possível acerto de PSDB com MDB
O ex-governador João Doria (PSDB) e a senadora Simone Tebet (MDB) apresentam apenas 3% e 1% da intenção de votos, respectivamente. Resultado da nova edição da pesquisa realizada pelo Ipespe, divulgada nesta sexta (6). Entretanto, estão no mesmo patamar em relação a enquetes anteriores.
Desse modo, alguns dirigentes do PSDB e do MDB não veem uma definição de eventual aliança para a eleição presidencial deste ano.
Todavia, sem o avanço de nenhum dos dois pré-candidatos, alguns dirigentes dos partidos consideram que não há como avançar nas articulações. Segundo assessores de ambos, o mais provável é que o cenário mude a partir do dia 16. Tudo isso, quando novas pesquisas de intenção de voto já terão sido divulgadas.
Ainda mais porque, antes desta data, não há chance de acerto sobre eventual chapa única. É o que dizem alguns interlocutores dos dois.
No entanto, dentro do PSDB, cresce a possibilidade de uma chapa formada apenas por Doria. Além de um vice do Cidadania, partido com o qual os tucanos firmaram federação.
Entre integrantes do PSDB, a avaliação é de que tem sido difícil o diálogo com Tebet sobre a chapa única. Já que a senadora não desiste de ser a candidata à presidência em eventual coligação com os tucanos.
As assessorias das campanhas dois candidatos, ainda não se declararam sobre os resultados que apresentaram as pesquisas sobre a intenção de votos.
Doria disse que nunca seria ou aceitaria ser vice de Tebet
Entretanto, o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, João Doria tem explicado a interlocutores que nunca disse que seria ou aceitaria ser vice de Simone Tebet. Segundo ele, sua fala em uma entrevista foi descontextualizada.
Enfim, Doria defende que a pesquisa de intenção de voto seja usada como critério de escolha do cabeça de chapa.