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Graças a um novo recurso do BC, será possível configurar solicitação automática para resgatar dinheiro esquecido em bancos. Foto: Divulgação

DINHEIRO ESQUECIDO: Agora dá para o sistema do BC trabalhar para você

Nesta terça-feira (27), um novo recurso está chegando ao Sistema Valores a Receber, do BC, agora você vai poder configurar solicitação automática para resgatar dinheiro esquecido em bancos, confira

Um novo recurso chega ao Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central (BC), nesta terça-feira (27), agora, você pode configurar solicitação automática para resgatar dinheiro esquecido em bancos, caso tenha.

Antes, os pedidos de resgate exigiam um procedimento manual. Agora, eles podem ser automatizados. Assim, o usuário “não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome”, explicou o BC, em nota.

Requisitos para configurar solicitação automática no SVR do BC para resgatar dinheiro esquecido

Você precisa atender dois requisitos para configurar a solicitação automática no sistema do Banco Central. São eles:

  • Ter conta gov.br nível prata ou ouro com verificação em duas etapas ativada;
  • Ser pessoa física com chave Pix do tipo CPF.

Vale mencionar: A instituição financeira na qual o dinheiro foi esquecido faz o crédito diretamente, pois o BC não avisa quando o dinheiro é devolvido.

  • Instituições financeiras que não aderiram ao termo de devolução via Pix vão continuar exigindo solicitação manual (isso também vale para valores vindos de contas conjuntas).

O Ministério da Fazenda informou recentemente que não há prazo para clientes resgatarem dinheiro esquecido em bancos. Você aprende como consultar neste passo a passo do MS POST.

Banco Central vai lançar sistema para impedir abertura de contas bancárias

Na mesma nota, o BC informou que vai lançar, em dezembro de 2025, um sistema no qual a pessoa poderá informar que não quer abrir contas bancárias. Sobretudo, o novo serviço foi instituído pela Resolução BCB n° 475. Informou o Banco Central.

objetivo é evitar fraudes com identidade falsa. Desse modo, também vai servir para barrar inclusões de: titular em contas conjuntas; e responsáveis em contas de pessoas jurídicas.

A pessoa vai informar isso no portal Meu BC. E vai ser algo reversível. As ativações e desativações ficarão registradas no sistema. Todavia, o mesmo vale para consultas feitas por instituições financeiras.

“Após o lançamento deste sistema, as instituições financeiras deverão consultá-lo antes de concluir o processo de abertura de contas. Contudo, o contexto burocrático para tanto foi:

  • O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a Resolução CMN n° 5.218 de 2025, que altera a regulamentação em vigor sobre a abertura, manutenção e encerramento de contas pelos bancos;
  • A Resolução BCB n° 476, de 2025, atualiza a legislação aplicável às contas de pagamento.

Fontes: gov.br, infomoney,olhar digital, créditodigital