Dia dos Pais em MS tem boas expectativas para o comércio
A pesquisa de intenção de consumo para o Dia dos Pais, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) em parceria com o Sebrae-MS, aponta que a data deve movimentar cerca de R$ 297,9 milhões no comércio sul-mato-grossense em 2025, somando gastos com presentes e comemorações.
Apesar do valor expressivo, o montante é 19% menor em relação ao ano anterior, o que reflete o comportamento mais cauteloso dos consumidores diante do cenário econômico atual. “A redução está diretamente ligada à diminuição do gasto médio tanto com presentes quanto com as comemorações. Mesmo assim, mais pessoas pretendem presentear, o que mostra o valor afetivo da data”, destaca a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.
A maioria dos que informam que não irão presentear (43%) já tem o pai falecido e em segundo lugar estão os que não conhecem ou não têm contato com o pai (13%). A falta de dinheiro é mencionada por 7% dos entrevistados.
Expectativa com presentes no Dia dos Pais em MS
A expectativa é de que R$ 146 milhões sejam injetados no comércio com a compra de presentes, com um gasto médio de R$ 194 por consumidor. A maioria pretende entregar o mimo pessoalmente (96%) e opta por comprar presencialmente em lojas do centro da cidade e bairros.
Entre os itens preferidos estão roupas (55%), calçados (36%) e perfumes (17%). A decisão de compra é fortemente influenciada pela qualidade do produto (56%) e escolha do pai (29%). Para os empresários, a dica é apostar em bom atendimento, variedade e condições de pagamento atrativas, já que 66% dos entrevistados pretendem pagar à vista e buscam benefícios para essa modalidade.
De acordo com o analista-técnico do Sebrae-MS, Paulo Maciel, a pesquisa aponta que a qualidade do produto é o principal fator que influencia a decisão de compra. Cerca de 56% dos entrevistados mencionaram esse aspecto, conforme os dados coletados e analisados ao longo do levantamento. Além disso, outros pontos chamam a atenção de 66% das pessoas, como os descontos para pagamento à vista. As opções de parcelamento no cartão de crédito também se mostram relevantes, aparecendo entre as preferências de 33% dos entrevistados. Por fim, o bom atendimento fica na lembrança como fator importante por 20% dos consumidores ouvidos pela pesquisa.
Pequenos negócios
“Para os pequenos negócios, essa é uma grande oportunidade de faturar e fidelizar clientes, considerando que mais de 65% dos consumidores ainda preferem realizar suas compras de forma presencial. Essas compras buscam criar experiências encantadoras no seu ponto de venda, trabalhando com vitrines temáticas e oferecendo um atendimento cuidadoso. Ou seja, sobretudo focado no que a pessoa precisa. É importante ter em mente que, embora o interesse pela compra on-line não seja da maioria (12%), esse é um canal relevante para chamar atenção dos clientes. Um bom conteúdo nas redes sociais, com uma jornada de compra confiável pode atrair consumidores mesmo além do bairro ou da cidade”, pontuou o analista-técnico do Sebrae-MS.
Nas compras presenciais, o que mais exercerá influência na experiência do consumidor será o bom atendimento, conforme 46% dos entrevistados. Depois vem a disponibilidade de produto, citada por 34% dos entrevistados. Os consumidores também mencionaram a localização da loja (26%).
A pesquisa também explorou os fatores que terão maior peso para a experiência de compra online. Os entrevistados mencionam como fatores mais relevantes para a experiência as descrições detalhadas do produto (38%) e a segurança no pagamento (32%). As avaliações de outros clientes também são importantes (25%).
Comemorações
Também estão previstas comemorações que devem injetar 151 milhões na economia sul-mato-grossense, com gasto médio R$ 182. A maioria (75%) pretende celebrar com uma refeição em família. Outros 15% citam passeios locais, enquanto 8% devem ir a restaurantes.
Por fim, a pesquisa ouviu 1.982 pessoas entre os dias 23 de junho e 5 de julho de 2025. Os municípios foram Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas. A margem de erro é de 5% a 6%, com nível de confiança de 95%.
Fonte: Fecomércio-MS