Após as comemorações do Ano Novo, é oficial que as celebrações, infelizmente, chegaram ao fim!
Nesse sentido, inicia-se a tarefa de desmontar a árvore de Natal e armazenar as decorações para poder usar no próximo ano.
Essa é uma atividade que requer atenção, a fim de evitar que alguns enfeites quebrem ou se danifiquem no processo, para, além disso, evitar o acúmulo de sujeira, mofo ou outros agentes ao longo do tempo.
Ainda assim, o armazenamento correto garante uma melhor otimização de espaço e facilita a decoração nas próximas festividades. Confira as dicas dadas por especialistas!
Quando desmontar a Árvore de Natal?
Há quem pense que logo após o Ano Novo, é o momento ideal para desmontar as decorações, enquanto outros preferem estender até a metade do mês de janeiro. Mas a verdade é que existem algumas tradições que especificam o dia correto para realizar a tarefa.
De acordo com a tradição cristã, a árvore de Natal e as decorações devem ser desmontadas no Dia dos Reis Magos, celebrada anualmente em 6 de janeiro.
Outra tradição, porém, é fazer a desmontagem conforme o calendário do Advento. Nele, a árvore de Natal deve ser montada no 1º domingo do Advento e o presépio, no terceiro.
Elencamos abaixo sete dicas para armazenar as decorações natalinas da melhor maneira:
1. Planeje
Antes de começar a tirar os enfeites da árvore e das paredes, é importante montar uma estratégia e ter certeza de que se tem todos os materiais necessários para o armazenamento. “Separe um tempo para realizar essa atividade de desmontagem e tenha os materiais organizados mesmo antes de começar”, sugere Karina Lara, especialista em organização.
Nesse momento, separe todas as caixas de armazenamento. Caso sejam de papelão, verifique se continuam em bom estado, procurando por possíveis rasgos, umidade e se certificando da resistência. Ainda, defina onde cada item será guardado e deixe etiquetas e separadores ao alcance.
2. Desmonte por categoria
Para não perder enfeites ou criar uma bagunça na casa, a personal organizer Sandra Perdoná recomenda fazer a desmontagem por área ou categoria. “Na hora de desmontar, agrupe por categorias, por exemplo, os enfeites da árvore, decorações externas, de mesa, luzes, entre outros. Lembrando que precisam ser organizados de uma forma funcional e prática”, diz a especialista.
3. Faça uma limpeza
Decorações de Natal e árvores artificiais podem acumular uma grande variedade de agentes alergênicos após armazenamento, devido às condições de umidade e falta de luz. Para diminuir os riscos de alergia no ano seguinte, priorize fazer uma limpeza dos enfeites com um pano úmido.
No caso da árvore artificial, faça uma higienização dos galhos. Não guarde nas caixas até que todos os itens estejam completamente secos, para evitar a formação de mofo após o armazenamento.
4. Escolha os organizadores ideais
Para além de técnicas, uma boa organização precisa de ótimas ferramentas. “Sugiro não usar papelão para armazenar, pois este é suscetível à umidade”, alerta Sandra. O papelão, com o tempo, pode perder sua rigidez com a umidade e, ainda, ser um condutor de umidade para os enfeites e resultar na formação de mofo.
“Para armazenar, sugiro caixas organizadoras de plástico transparente. São excelentes para essa finalidade e, ainda, sempre recomendo a identificação do conteúdo com etiquetas”, diz. Para esse tipo de material, é importante ter algum lacre hermético ou a vácuo, garantindo com que não entre umidade.
Entre outras características para priorizar, Karina sugere procurar opções empilháveis, que economizam espaço. “Aproveite altura, usando prateleiras ou organizadores verticais”, coloca. Ainda, priorize caixas que não sejam muito grandes, optando por opções medianas. “Isso evitará com que os enfeites fiquem um em cima do outro e que acabem danificando as peças com o tempo”, coloca Sandra.
Já para guardar as bolas de Natal, uma boa maneira de organizar é com embalagens de ovos limpas, que separam cada enfeite e os deixam visíveis.
5. Proteja seus enfeites
Tradicionalmente, reutilizam-se os enfeites natalinos a cada ano. Para garantir com que eles tenham uma vida útil maior, é indispensável proteger os enfeites de maneira correta. “Embale itens delicados com papel de seda ou plástico-bolha e coloque em embalagens individuais ou de uma maneira que não fiquem muito apertados ou sobrepostos”, recomenda a especialista em organização Karina.
6. Foco na árvore
Após desmontar a árvore de Natal, nota-se que ela é, sem dúvidas, o maior elemento a se armazenar. Neste caso, Sandra pontua que as possibilidades dependem do tamanho da árvore e das peças. “Pode se guardar em caixas plásticas, mas também sugiro sacolas organizadoras próprias para este fim”, diz a personal organizer.
Ainda, as sacolas reduzem o volume das caixas de papelão originais, além de serem difíceis de estragar e são fáceis de transportar.
7. Atenção às luzes de LED
Com diversos fios, as luzes de LED natalinas são simples de se enrolarem e criarem nós que, no ano seguinte, dificultarão a montagem. “Sugiro sinalizar as duas pontas do fio com fita crepe, facilitando a localização de cada lado no ano seguinte”, sugere Sandra.
Por fim, para armazenar, Karina recomenda guardar as luzes em tubos de PVC ou rolos de papelão, permitindo que as pontas fiquem visíveis e evitando com que embaracem e as lâmpadas quebrem.
Fonte: casa e jardim