Dia D de vacinação em Campo Grande
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul promoveu (25), um Dia D de vacinação na Escola Estadual Zélia Quevedo Chaves, no bairro Iracy Coelho, em Campo Grande. A ação foi realizada por meio de parceria entre a SES (Secretaria de Estado de Saúde), juntamente com a SED (Secretaria de Estado de Educação) e a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), dentro das atividades do PSE (Programa Saúde na Escola).
Com a presença do Zé Gotinha, símbolo das campanhas de vacinação no Brasil, o evento teve como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre os estudantes da rede pública. Dessa forma, foram ofertados serviços como vacinação de rotina, bem como verificação da caderneta, emissão da DVA (Declaração de Vacinação Atualizada) e por fim, ações de resgate da vacina contra o HPV.
A vacinação em ambiente escolar é reconhecida como estratégia eficaz no controle e eliminação de doenças imunopreveníveis. Além disso, contribui para o cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Logo, a mobilização busca facilitar o acesso dos alunos à imunização e então reforçar a importância da prevenção de doenças desde a infância e adolescência.
“A vacinação é uma das estratégias mais efetivas que temos para prevenir doenças, sobretudo para proteger nossas crianças e adolescentes. Dessa forma, podemos avançar nos compromissos de saúde pública. Enfim, vacinar é garantir qualidade de vida. Também é contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nesse sentido, destaca-se especialmente o objetivo de promover saúde e bem-estar para todos.” A explicação é do gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes.
Programa Saúde na Escola
“No Programa Saúde na Escola, saúde e educação atuam juntas para cuidar dos estudantes de forma completa. Assim, mais do que levar serviços para dentro da escola, essa parceria entre as redes públicas cria uma responsabilidade compartilhada. Essa responsabilidade garante ações mais fortes e contínuas. Também promove melhorias reais na vida das crianças, adolescentes e jovens da rede pública.” A afirmação é de Claudineia Firmino, técnica da SES responsável pelo programa
A Secretaria de Estado de Saúde coordena a ação. Atua por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica. A iniciativa reforça a integração entre as áreas da saúde e da educação. Além disso, fortalece as redes de corresponsabilidade e a atuação conjunta dos serviços públicos.
Em novembro de 2024, o Dia D de Vacinação ocorreu no CEI Zedu (Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad), em Campo Grande. A mobilização levou equipes de saúde até a unidade escolar. Elas ofertaram vacinas, verificaram cadernetas e promoveram a conscientização. O Zé Gotinha também esteve presente, animando os estudantes e reforçando a importância da vacinação.
Fonte: A. Not. Gov. MS