Por meio do programa Pró Pantanal, há suporte na adequação dos produtos ao mercado, definição de preços no desenvolvimento das agroindústrias
Empreender no desenvolvimento de agroindústrias é sempre um desafio para quem pretende ingressar no mundo dos negócios e, para Adriana Balzan, não foi diferente. Em meados de 2019, com o desejo de aumentar seus ganhos e contribuir com o orçamento da família. A empresária decidiu investir no ramo dos doces, mais especificamente produzindo suspiros para vender em Coxim, cidade onde mora atualmente. A ideia do produto nasceu quando seu filho trouxe para casa, após uma festa de aniversário, o doce de nome sugestivo para quem finalmente se encontra no ramo profissional.
Com auxílio de uma amiga, Adriana adaptou sua receita e passou a produzir doces para distribuição nos mercados de uma cidade próxima. Para isso, contou com o apoio do Sebrae, a partir de 2021, por meio do programa Pró Pantanal.
Assim como, Adriana Balzan, o proprietário da Sorvetes Salobrinha, Gilmar Oriozola, também tem contado com o apoio do Sebrae/MS, para alavancar o seu negócio. Morador da comunidade Salobra, localizado a 15 quilômetros de Miranda, o empreendedor decidiu, de forma despretensiosa, vender sorvetes para aumentar sua renda e acabou se tornando destaque, na região, pela qualidade e sabor dos seus produtos.
Sorvetes Salobrinha em diversos sabores
O empresário, que já participou de oficinas de costura e do curso de manipulação de alimentos pelo Sebrae, está contando com o apoio da instituição para formalizar seu negócio e regulamentar a produção do Sorvete Salobrinha, para que ele seja comercializado em negócios do município.
Desenvolvimento e Apoio do Sebrae às Agroindústrias
O Sebrae/MS está desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento de grupos produtivos no setor de agroindústrias. Atualmente, atendidas um total de 23 agroindústrias nas regiões de Aquidauana, Anastácio, Miranda, Corumbá e Ladário. No próximo mês, incluídas empresas dos municípios de Rio Verde, Coxim, Sonora, Rio Negro e Bodoquena.
Diversos trabalhos realizados para impulsionar o crescimento dessas empresas, como fornecimento de informações nutricionais, criação de fichas técnicas, definição de preços, acompanhamento da produção e capacitações. Além disso, ofereceu-se suporte para adequação dos produtos ao mercado, treinamentos em higiene e boas práticas na manipulação de alimentos, controle de desperdício, aprimoramento de processos, identidade visual, qualificação de rótulos e presença digital.
As ações de agroindústrias pelo Sebrae ganharam reforço com o Pró Pantanal. Assim, como parte deste trabalho, em 2021, houve o lançamento do selo Made In Pantanal, voltado a empresas que utilizam produtos oriundos do bioma ou com características pantaneiras. Dessa maneira, eles podem usar o selo nas embalagens como forma de divulgação, além de possuírem acompanhamento do agente de mercado para aprimorar sua empresa.
Sobre o Pró Pantanal
A consultora do Sebrae/MS, Meiryélle Deboleto, destaca que já foram iniciados os trabalhos de captação e qualificação das agroindústrias. O intuito, desse modo, é a formação de grupos que estejam localizados no território ou que tenham conexão com a temática pantaneira. Durante as primeiras visitas às agroindústrias, realizadas orientações e elaboração de um plano de ação para o desenvolvimento dessas atividades.
O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.
O programa tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS). Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae pelo número 0800 570 0800.