O papa Francisco , 84 anos, se recupera bem e os exames médicos de rotina (6/7) estão bons, informou o diretor da sala de imprensa do Vaticano, Matteo Bruni. Ele foi submetido a uma cirurgia de estenose diverticular do cólon, uma formação de várias “bolsinhas” (divertículos) no intestino grosso.
“Sua Santidade Papa Francisco descansou bem durante a noite. Essa manhã, ele tomou café da manhã, leu alguns jornais e caminhou um pouco. O pós-operatório está normal. Os exames de controle da rotina estão bons”, disse Bruni em um sucinta nota oficial.
As informações estão de acordo com o que fontes hospitalares do Policlínico Gemelli disseram (5/7) , e que apontam que a recuperação está andando de maneira normal e dentro do esperado.
O líder católico passou por uma cirurgia no último domingo (4) para tratar de um estreitamento no cólon e deve permanecer internado por mais seis dias no hospital romano. Ele sofria de estenose diverticular do cólon, um estreitamento causado por pequenas bolsas chamadas de divertículos dentro dessa parte do intestino grosso.
Francisco está acompanhado por dois enfermeiros do Vaticano e está internado no 10º andar do Policlínico Gemelli, no mesmo local em que o então papa João Paulo II foi internado por sete vezes durante seu Pontificado (1978-2005).
A cirurgia, apesar de não ter sido divulgada pela mídia vaticana, estava agendada e a opção por realizá-la no mês de julho ocorreu porque esse é o período normal de “férias” do Papa, com menos compromissos e sem as tradicionais audiências gerais das quartas-feiras.
Fonte: Ig/Vatican