29 municípios das regiões de Mato Grosso do Sul devem ficar em estado de alerta
A Defesa Civil alerta para temporais em MS. Mais precisamente em 29 municípios das regiões sudoeste e leste do Estado. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil disparou alerta para os sul-mato-grossenses. Sobretudo, aos cadastrados no 40199. Ainda mais, para os residem em municípios das regiões sudoeste e leste de MS.
Desse modo, são 29 municípios no alerta laranja. A princípio, Amambai, Anaurilândia, Angélica, Aral Moreira e Batayporã. Além de Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dourados e Eldorado. Bem como, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema. E ainda, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã e Mundo Novo. Além de, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos. E por último, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.
O Alerta da Defesa civil avisa sobre temporais em MS e possíveis e estragos nas plantações
Além disso, o alerta de chuvas intensas avisa para possíveis estragos em plantações. Como também, queda de árvores, granizo e alagamentos. E ainda, recomenda que a população evite áreas alagadas. Tudo isso, com base nas informações do Instituto Nacional de Meteorologia,
Entretanto, nessas áreas os acumulados de chuva podem ser de até 100 mm/dia. E com a possibilidade de ventos fortes com intensidade entre 60-100 km/h. Como também, seguidos de queda de granizo.
Nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, o Inmet avisa que também podem ocorrer chuvas com acumulados de até 50 mm/dia. Assim como, ventos intensos entre 40-60 km/h. E a possibilidade de queda de granizo. Tudo isso, exceto na região central.
O serviço gratuito de alertas traz orientações para os cidadãos cadastrados.
Ademais, você pode contar com um serviço de SMS. Que é da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul. Com a finalidade de disparar alertas diversos para o cidadão cadastrado.
Assim sendo, o serviço oferecido é totalmente gratuito. E os alertas vêm acompanhados de orientações. Para aderir ao sistema, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência.
E então, a partir do cadastramento, o telefone e o endereço são incluídos na lista de envio. E assim, receberá os alertas, sempre que houver risco de desastres naturais.
Sobretudo, vale ressaltar que a ferramenta não se trata de previsão do tempo. Mas de alertas que serão enviados sempre que houver situação de risco. E que requeira atenção especial ou medidas preventivas.