Você está visualizando atualmente Decoração descolada e consciente
Hábito consciente vão além da alimentação: o mobiliário e a decoração da sua casa também podem contribuir para a preservação do meio ambiente

Decoração descolada e consciente

Saiba em quais materiais investir para uma casa com decoração mais sustentável e consciente

Hábito consciente vão além da alimentação: o mobiliário e a decoração da sua casa também podem contribuir para a preservação do meio ambiente, mas é preciso um olhar atento na hora da compra. Opte por materiais que não provocam danos à natureza, como bambu e vime são materiais ecológicos de fácil reposição e decomposição no meio ambiente. As fibras naturais ainda deixam o ambiente mais leve e aconchegante.

Materiais para móveis

Bambu. Duráveis, resistentes à água e leves, os móveis de bambu são opções eco-friendly e, que dependendo do design, combinam muito bem com uma decoração urban jungle (inclui plantas e outros elementos ligados à natureza). O fato de crescer de forma sustentável, sem a necessidade de fertilizantes, pesticidas e muita água, o bambu é uma planta que contribui para a preservação do solo e meio ambiente. Além disso, libera 35% mais oxigênio que outras árvores e é mais estável do que as madeiras tradicionais como o carvalho.

Porque decorar seu apartamento com bambu

 

Vime. A técnica de trançar a fibra natural de vime é usada desde o Egito Antigo e pode ser aplicado na sua casa. É uma matéria-prima natural e sustentável que dá vida a lindos móveis e objetos de decoração. Comparado ao bambu, o cultivo do vime é ainda mais rápido, já que cresce com muita facilidade. Abaixo, foto de sofá de vime.

50 Móveis de Vime Incríveis – Ideias para Ambientes Lindos e Modernos!

Madeira. É considerada alternativa ecológica quando proveniente de demolição (reciclada de outras madeiras) ou reflorestamento (as árvores são extraídas e novas são plantadas no mesmo local). Na hora da compra, procure pelo selo de madeira certificada ele garante que houve extração sustentável e compensação ambiental, ou seja, reflorestamento do local onde a árvore retirada. A madeira tem a vantagem de durar muito. Por isso, em vez de se desfazer de um móvel, reforme. Aliás, você pode redecorar todos os ambientes reutilizando o que já tem em casa ,então, use a criatividade e mãos à obra.

MÓVEIS DE MADEIRA | Preços, fotos e móveis rústicos

Dicas sustentáveis para decoração

Vai comprar peças novas? Separamos algumas sugestões que servem de inspiração

Portanto refira tecidos vegano no lugar do couro. Hoje existe couro de casca da maçã, cacto e até kombucha (na verdade, o “couro” é feito a partir do scoby, colônia de bactérias usada para fermentar a bebida).

Substitua lã, seda, veludo, camurça ou casimira por fibra 100% natural. Mas prefira tapetes, mantas e estofados feitos de fibras naturais ou materiais que não sejam de origem animal, como nylon, poliéster, algodão e linho. Contudo verifique as informações contidas na etiqueta , obrigatório a empresa informar o origem de todo material utilizado na confecção da peça.

No lugar de granito, use vidro reciclável. A extração do granito destrói reservas florestais e prejudica o solo. Além disso, o descarte gera entulhos e, se feito incorretamente, provoca o acúmulo de sedimentos em rios e lagoas. A sugestão de revestimento sustentável em banheiros e cozinhas, é a pastilha feita de vidro reciclável: é resistente, moderna e não agride o meio ambiente.

Fonte: Vegmag