Sônia Mota celebra seus 76 anos com oficina sobre performance, videoaula e lançamento de livro na capital
Entre os dias 19 e 21 de agosto, oferece oficinas de dança gratuitas na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande com a Dançarina internacional e a iniciativa faz parte do projeto “Sônia Mota: Arte da Presença/Presença na Arte”.
Dessa forma, o evento acontece na universidade, na Avenida Dom Antônio Barbosa, 4155, bairro Santo Amaro. Mas, a bailarina, coreógrafa, professora e diretora artística Sônia Mota celebra seus 76 anos com oficina sobre performance, videoaula e lançamento de livro em Campo Grande.
O evento tem coordenação do acadêmico de dança e bailarino Halisson Nunes do Nascimento, e apoio do curso de Dança da UEMS.
Programação
As ações começam na Sala de Dança da UEMS, no bloco F – T01, com a oficina “A Arte da Presença”.
Poderão participar 60 pessoas, divididas em quatro turmas nos dias 19 e 20 de agosto, segunda e terça, respectivamente, 13h30 às 15h30 e das 15h30 às 17h30.
Na quarta-feira, dia 21, às 19h, Sônia Mota estará na Caixa Preta dos cursos de Dança e Teatro para apresentar o solo inédito intitulado “Sem Fim”. Por isso, na sequência, ela lança o livro “Arte da Presença / Presença na Arte”, que compila o processo de criação de seu método em dança e sua biografia.
Sendo assim, o público alvo são estudantes, profissionais e público interessado na arte do movimento. Então, os interessados podem se inscrever por meio deste link. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência.
Sônia Mota Dançarina internacional na UEMS
Figura atuante no cenário da dança, Sônia Mota fez parte da geração pioneira da dança contemporânea e independente que ocupava o Teatro Galpão, espaço emblemático entre os anos de 1974 e 1981.
Por isso, o espaço era destaque pelo caráter experimental, vanguardista e multidisciplinar na formação e criação artísticas. Nesse mesmo período, Sônia viajava com frequência aos EUA para treinar na Cia de Dança de Louis Falco, discípulo de José Limón.
Ela integrou o balé da cidade de São Paulo, foi diretora artística da Cia de Dança Palácio das Artes, de Belo Horizonte, e coleciona prêmios como bailarina e coreógrafa.
É autora do método de dança Arte da Presença que, a partir de questionamentos pessoais referentes a posturas das técnicas clássica e moderna, utiliza conceitos individuais de dinâmicas, texturas e tons do movimento para extrair de cada aprendiz a essência necessária para sua expressão artística.
Sempre transitando entre o Brasil e a Alemanha, Sonia Mota segue ministrando oficinas e, atualmente, realiza um trabalho de dança para mulheres refugiadas na Alemanha.
Fonte: uems